13 agosto 2009

BIOGRAFIA LA LA LA RESSONANCE


Formada em 2005, a banda deriva directamente e sem alterações no elenco dos The Astonishing Urbana Fall (TAUF). Nas palavras de Valter Hugo Mãe, “Poucos terão sido os projectos portugueses que elevaram as expectativas do seu público tanto quanto os TAUF. Pelos concertos inesquecíveis (durante muito tempo dados como eventos irrepetíveis, de encenação única), e pela estreia em disco com o ep Acetaminophen, esta banda marcou um tempo do nosso rock/pop criando um consenso de rara admiração e extensa legião de fiéis. A maturidade trouxe um novo irónico nome, La la la ressonance (Lllr). Os Lllr relativizam a experimentação, a improvisação e a transdisciplinaridade – pilares do ideário dos TAUF. Um projecto pode, paradoxalmente, ser entendido como o negativo do outro. No privilégio da estrutura, no carácter afirmativo e experimental, nas longas cavalgadas hipnóticas e improvisadas dos TAUF, encaixam o formalismo, a abstracção e a ironia dos Lllr, feitos de trechos/fragmentos de laconismo pop.”
Os TAUF findam após dez anos de uma carreira orientada para a performance, sem editar um longa duração. Os Lllr nascem com o seu primeiro álbum Palisade (2006), trabalho assente na liberdade formal em que sempre acreditaram. Instrumental, ambiental, jazzístico, carismático. Palisade foi apelidado de “brilhante no seu despojamento”. É um disco típico de quem nunca teve pressa. Resulta numa simplicidade desarmante. Trata-se de um quase-jazz delicado e contido, numa lógica de fragmentação, como se estivéssemos perante uma banda sonora ou uma colecção de apontamentos.
Palisade foi editado em formato dualdisc. O lado DVD contém uma curta-
-metragem da autoria do cineasta Miguel Machado, construída a partir de temas do álbum.
2007 é dedicado à apresentação de Palisade, em salas como a Casa da Música, Museu de Serralves, Passos Manuel ou ZDB.
Entram em 2008 a preparar o segundo álbum, a compor a imagem sonora da Rádio Universitária do Minho e a promover um espectáculo construído a partir da obra cinematográfica de Len Lye e Osamu Tesuka, este último estreado no FILMINHO – Festival de Cinema Galego e Português, Goyan, Espanha, e apresentado em salas como o Teatro Aveirense, o Teatro Viriato ou o Museu Nogueira da Silva.
Em 2009, gravam o segundo álbum, Outdoor, a editar em Outubro próximo.
Paralelamente e em simultâneo, trabalharam numa banda sonora original para o filme “Le voyage dans la lune” de Georges Méliès, apresentada no Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde.
FORMAÇÃO

André Simão: Baixo eléctrico, acústico e fretless, guitarra eléctrica e acústica, teclas, bateria, percussão, sampling e programações
Gil Teixeira: Guitarra eléctrica e acústica, teclas, sampling e programações
Jorge Aristides: Bateria
Paulo Araújo: Sax alto e soprano, teclas, bateria e percussão
Ricardo Cibrão: Guitarra eléctrica e lap steel guitar


DISCOGRAFIA

Palisade, 2006 - Dualdisc
input/output - V.A., 2007 - CD


Sem comentários: