Seis anos depois, Aldeia Velha (Sabugal) voltou a receber de braços abertos os UHF. Efectivamente, os UHF já tinham actuado no mesmo local no dia 23 de Agosto de 2004.
Se o concerto de 2004 foi bom, o de 2010 (realizado no passado dia 21 de Agosto) foi fantástico.
Muito público jovem esteve presente, mas também bastantes pessoas de outras faixas etárias, para quem os UHF são ainda uma referência que permanece desde a sua adolescência.
Totalmente recuperado, após o seu internamento hospitalar em finais de Julho (que levou ao cancelamento do concerto de Peniche), o líder dos UHF, António Manuel Ribeiro, provou (mais uma vez) em Aldeia Velha, porque é um dos mais carismáticos músicos do Rock português.
A banda continua com a formação habitual, que já tem mais de 10 anos: António Côrte-Real (guitarras), Ivan Cristiano (bateria), Fernando Rodrigues (baixo e teclas); António Manuel Ribeiro (guitarras e vozes). Para além destes músicos participou no concerto, como convidado, Nuno Oliveira (teclas, baixo e cavaquinho).
O concerto iniciou-se com “Quando (Dentro de Ti)” e prosseguiu com um tema do novo álbum (que sairá em finais de Setembro e se intitulará “Porquê?”).
O concerto prosseguiu com temas como “Matas-me Com o Teu Olhar”,"Rua do Carmo", “Sarajevo”, “Modelo Fotográfico” ou “Foge Comigo Maria”.
O público, que enchia completamente o recinto, não arredava pé e cantava, constantemente, os refrães dos temas emblemáticos dos UHF.
No tema “Canção de Roubar o Amor”, Nuno Oliveira tocou cavaquinho, numa feliz mistura entre o Rock e a música popular portuguesa.
O concerto teve o seu clímax no tema “ Esta Dança Não Me Interessa”, quando António Manuel Ribeiro, na parte final, solicitou ao público que batesse palmas ao ritmo da canção, enquanto ia declamando um poema, ao mesmo tempo que referia estar muito feliz por regressar a Aldeia Velha, elogiando os presentes e transformando a noite de 21 de Agosto numa imensa comunhão entre a audiência e a banda.
O tema “O Vento Mudou”, uma versão da canção que ganhou o Festival RTP da Canção, nos anos 60, foi dedicado ao autor deste blog por António Manuel Ribeiro, que foi o prefaciador do seu livro "Memórias do Rock Português". O concerto chegou ao fim com “Menino (Canção da Beira-Baixa)”, mas o público pediu mais. A banda regressou ao palco para cantar a versão acústica de “Matas-me Com o Teu Olhar”, com o público em coro a entoar o refrão, após o que se retirou.
A pedido do público a banda regressaria, ainda, para mais dois temas emblemáticos: “Cavalos de Corrida” (António Manuel Ribeiro referiu que estava há 32 anos ligado à corrente e tinha começado por ser, ele próprio, um cavalo de corrida) e, na apoteose final, com o público presente no recinto a dançar ao som de “Menina Estás à Janela”.
Resumindo: um concerto memorável.
António Manuel Ribeiro confidenciou ao autor deste blog que o novo álbum dos UHF se incluirá naquilo a que se poderá chamar “Rock de Intervenção”, com palavras duras e de protesto contra um certo apodrecimento da situação vivida em Portugal.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Que saudades... para quando um concerto aqui na Bélgica?
Um abraço
Deixo o registo de uma banda nova a descobrir. Eles vêm do Canadá et o titulo é Lisbon...
http://dubleudansmesnuages.com/?p=21272
Enviar um comentário