01 maio 2010

"Press-Release" UANINAUEI

Os Uaninauei formaram-se no final do Verão de 2008, numa pequena quinta em Évora, onde começaram a compor os primeiros temas.

Formada por Alexandre Tavares e José Lopes nas guitarras, Yoann Crochet no baixo, João Palma na bateria e Daniel Catarino na voz, a banda começou então a transformar esquissos em canções no final desse mesmo ano, estreando-se ao vivo já em 2009 no Espaço Celeiros, em Évora.

Após a gravação do single Guilhotina/Circos a Arder, os Uaninauei começaram a mostrar o seu trabalho ao vivo um pouco por todo o país, contando no seu currículo com as vitórias no +Música 2009 em Loulé e no Festival Évora Jovem, bem como o segundo lugar nas finais do Festival de Corroios 2010 e do Festival 7Rock em Setúbal.

Musicalmente, a banda aposta num ambiente vasto, sem impor limites ou regras entre os seus membros, não colando nem descolando de clichés ou influências, decidindo instintivamente e em grupo sobre o produto final.

Entre os riffs poderosos que roçam o metal e os ritmos quase dançáveis da pop, da lentidão de uma marcha fúnebre à louca festa de um casamento cigano, passando pela estabilidade da canção roqueira mais tradicional, cheirando os cabelos do progressivo, tocando-lhe por vezes – o importante será sempre o gosto que dá o ouvir e o assobiar de cada instrumento na melodia de uma canção.

A banda esteve recentemente em estúdio a preparar o seu álbum de estreia. “Lume de Chão” tem edição prevista para o Verão de 2010, sendo que o single de apresentação “Chamas em Mim” conta já com um videoclip, e terá chegada às rádios e televisões em Maio.

Sem comentários: