12 agosto 2009

BIOGRAFIA HOSANNA (corrigida)

O grupo Hosanna apareceu na cena Rock nacional em 1974, com um estilo muito próximo do Hard Rock , influenciado por grupos como os Deep Purple ou os Black Sabath.
Constituídos por Virgílio (voz), Zé André (baixo), Jorge Bilas (guitarra), Dógora (bateria),Leca (teclas) e Luís Miguéns (guitarra) *, os Hosanna eram dos grupos portugueses que mais actuações faziam, em Portugal.
Passado pouco tempo, a formação muda e só fica Zé André. Entram Alberto Gomes, Agnelo Monteiro, Celso,João Carlos, Mário Ceia e Agnelo Monteiro **.
Tocando sobretudo em Bailes de Finalistas e outras festas dos estudantes liceais, o grupo conseguiu arregimentar uma grande legião de fãs.
A indumentária dos membros da banda ( calças à boca de sino e cabelo comprido) era uma das imagens de marca do grupo.
Nunca chegaram a gravar qualquer disco porque ,na época, tal era muito difícil; mesmo para grupos como os Hosanna que tinham público fiel.
O seu repertório era composto por temas cantados em português , dentro do estilo Rock pesado.
Ficaram famosos os sons que Agnelo conseguia tirar dos seus diversos teclados ( e do "Lesley" a eles associado), sobrepostos uns nos outros, tal como as "performances" de João Carlos.
Em 1978 dá-se uma mudança no line-up da banda: saem João Carlos( que passa a ser vocalista dos A Ferro e Fogo) e Mário Ceia e entram para os seus lugares, respectivamente João Teixeira e Aristides Serafim.
O grupo faz muitos espectáculos nos distritos de Castelo Branco e Guarda. Em 21 de Novembro de 1979, o grupo actua num Baile de Finalistas do Externato Secundário do Sabugal , que motivou um artigo na revista " Rock em Portugal" , à época o único meio de comunicação social que se referia, quase exclusivamente, ao Rock português.
É preciso notar que Rui Veloso ainda não tinha surgido na cena musical.
Das suas composições , a que ficou mais conhecida foi " Se eu Fosse Deus ou Rei", com letra de João Teixeira e música de Agnelo Monteiro.
O grupo termina a sua carreira em 1980. João Teixeira consegue um contrato discográfico, em 1982, e sob o pseudónimo de JTX chega a gravar e editar um LP, com um tipo de música próximo da Pop. Experiência que não teve continuidade e ninguém mais ouviu falar de JTX.
Agnelo passa a tocar em grupos de baile e João Carlos continua , ainda hoje, com os Ferro & Fogo (que sucederam aos A Ferro e Fogo).

* Esta formação foi a que foi publicada na segunda e terceira edições do meu livro – informação prestada por Luís Miguéns, aliás com um agradecimento no início das edições.

** Hoje recebi a informação, prestada num comentário deste blog, por um filho de um dos membros, chamado Pedro, (embora não refira de que membro era filho) de que a banda se iniciou em 1974 com esta formação: Jorge Horta (guitarra), Dógora (bateria), Zé André (baixo), Vírgilio (vocalista), e Agnelo (teclas).

Há aqui contradições porque, segundo Luís Miguéns, o Agnelo não foi fundador. No entanto, em conversa com um músico da época ( Luís Miguel Luz, dos Perspectiva) foi-me dito que, na realidade, os Hosanna eram conhecidos como o grupo do “indiano” (Agnelo), o que é referido nas revistas da época.
É , realmente, difícil conseguir encontrar a verdade, neste como noutros grupos, porque vários membros passaram pelas formações e cada um tem uma perspectiva diferente do que se passou.
Ontem, por exemplo, recebi um e-mail de um membro dos Perspectiva (Vítor Ferrão, a viver em Espanha) que diz ser fundador e apresenta a formação original com outros membros (embora refira que os que gravaram os dois singles já eram outros).

14 comentários:

pedro disse...

Agradeco a rectificação que foi feita no dia 12/08/09 sobre a biografia do hosanna. Lembro que o meu pai foi o baterista (Dogora) e que esteve na banda desde 1974 a 1976.
Está correcta a afirmação de Luis Miguéns quando diz que o Agnelo (teclas) nao foi o fundador.
Mais uma vêz obrigado

P.S.o meu pai(dogora) gostaria se fosse possivel de ter o contacto de Luis Miguéns pessoa que ele já nao vê desde 1974.

Pedro Gaspar.

ARISTIDES DUARTE disse...

Olá Pedro:

O único contacto que eu tenho do Luís Miguéns é este:


luismiguens@netcabo.pt

ARISTIDES DUARTE disse...

Já agora refiro que o Luís Miguéns foi membro do grupo MICRO, uma banda que gravou um single, nos anos 80

pedro disse...

Olá sou o pedro tenho duas fotos do hosanna e gostava de velas neste site como o poderei fazer?
Obrigado.

ARISTIDES DUARTE disse...

Olá

Para eu clocar neste blog as fotos dos HOSANNA é só enviá-las para o e-mail

akapunkrural@gmail.com

Pedro Silva disse...

Boa tarde sr. Aristides Duarte

Antes de mais gostava de o felicitar pelo fantástico testemunho que aqui deixa neste espaço blogosférico a todos os aficionados da história do Rock em Portugal! Os meus parabéns!

E escrevo-lhe também para lhe fazer uma sugestão.
Houve em tempos uma banda portuguesa -do inicio dos anos 70- que dizem quem os viu actuar, ser um verdadeiro caso de sucesso entre os "jovens rebeldes" da zona de Benfica. A banda chamava-se "Renovação" e tinha como vocalista..o João Carlos ( que viria a integrar os Hosanna e os Ferro e Fogo). Esta foi portanto a sua primeira banda e arrisco-me a dizer que foi também aquela que melhores recordações lhe traz. O meu pai assistiu a concertos vários desta banda e dizia que não havia banda igual: a genialidade dos seus intérpretes, aliados ao seu "look" arrojado fizeram destes tipos um caso sério de popularidade daquela zona de Lisboa, apesar dos poucos anos de existência.
Sei que o seu reportório se baseava nas grandes bandas do panorama hard-rock da época, tais como Deep Purple, Uriah Heep, Led Zeppelin ou Black Sabbath. Mas pouco mais sei sobre eles.

Considero portanto que seria muito útil para o blog, que o Aristides Duarte conseguisse entrar em contacto com o João Carlos para que possamos ter neste espaço uma biografia completa da banda bem como algumas fotos que possam acompanhar esta descrição.

Um abraço e continuação de um óptimo blog! Rock On!

ARISTIDES DUARTE disse...

Obrigado Pedro Silva. Nunca vi os Renovação ao vivo. Só li algumas sobre eles. No entanto, acho que o João Carlos não liga a estas coisas. Opinião minha.
Se alguéwm tiver algo para eu publicar, agradeço.

Eduardo F. disse...

Também seria útil - informação em falta - precisar de onde vinham os Hosanna.

A banda nasceu... em Lisboa (enjeito eu...)?

Jorge Bilas disse...

olá Pedro Dogora! dá cumprimentos ao teu pai. eu sou o Jorge Bilas. o Zé André quer voltar a formar o Hosanna. envia-me o número de telefone do teu pai, por favor. cumprimentos

my.music@live.com.pt

André disse...

Então os Hossana não chegaram a gravar uma canção chamada "Super-Homem"? Gostava que eles metessem alguma música no youtube, e gostava ainda mais que voltassem a juntar-se. Ainda hoje toda a gente se lembra das actuações ímpares desses grandes performers. De vez em quando volta a ser tema de conversa, sobretudo os teclados sobrepostos e as acrobacias do teclista, com luzinhas na indumentária!

ARISTIDES DUARTE disse...

Não. Os Hosanna não gravaram nada. O "Super-Homem" é dos Ferro & Fogo.

Lic. disse...

Lembrem-se do Slay!
Foi vocalista ainda antes do Virgilio.
Ambos muito meus amigos.

Carlos Barradas

pedro disse...

Jorge já enviei o numero de telemovel do meu pai para esse email.

Um abraço do meu pai "Dogora"




Pedro Gaspar

Anónimo disse...

http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/527554_314335438639851_1010424084_n.jpg