09 janeiro 2009

Notícia no jornal "Público"- SEM OUTROS COMENTÁRIOS a não ser que estamos entregues à bicharada!!

Governo confirma disponibilidade para candidatura ao Mundial de futebol de 2018
09.01.2009 - 18h31 PÚBLICO
O Governo português manifestou hoje, formalmente, à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) "disponibilidade" para "receber um projecto de candidatura" à organização do Mundial de 2018, em conjunto com Espanha. Para o Executivo de José Sócrates, tal projecto "será de manifesto interesse desportivo e económico para Portugal".

"Uma candidatura conjunta de Portugal e Espanha permitirá afirmar o país num evento de grandeza mundial com reflexos positivos no âmbito desportivo, turístico e económico", lê-se numa carta enviada pela secretaria de Estado da Juventude e Desporto ao presidente da FPF, Gilberto Madaíl. A missiva, assinada pelo secretário de Estado Laurentino Dias, e divulgada hoje pela agência Lusa, acrescenta que o programa do Governo prevê "apoiar as candidaturas e organizações de grandes eventos desportivos na base de critérios de rigor e equilíbrio financeiro". E, no entender do Governo, o Mundial 2018 insere-se nestes pressupostos.

A carta enviada à FPF vem formalizar a abertura que o Governo já tinha manifestado à ideia de Gilberto Madaíl, tanto pela voz de Laurentino Dias, como do Ministro da Presidência Pedro Silva Pereira. Ambos os governantes já haviam comentado a possível cooperação ibérica sublinhando que poderia servir para "rentabilizar os investimentos do Euro 2004". Uma ideia que volta a ser realçada na carta agora enviada pelo Governo a Gilberto Madaíl

"No quadro de uma candidatura conjunta com Espanha ao Mundial 2018, é inegável Portugal possuir, já hoje, um conjunto de infra-estruturas desportivas designadamente estádios, acessibilidades, unidades hoteleiras e outras, aptas a receber o Campeonato de 2018", sublinha a secretaria de Estado. E graças a esse esforço já realizado, entende o Governo que "tudo aponta" para que os custos financeiros "sejam largamente compensados" com "o forte retorno" de um torneio com projecção e importância como é o caso de um Mundial de futebol.

Em conclusão, Laurentino Dias garante "a disponibilidade do Governo para receber um projecto de candidatura", acompanhando "as diligências que [a FPF] vai manter" com a sua congénere espanhola

Sem comentários: