25 abril 2008

DISCOGRAFIA BÁSICA DO ROCK PORTUGUÊS

Uma nova rubrica surge neste blog:

Todas as semanas publicaremos a capa de um disco essencial do Rock português e faremos uma breve resenha crítica do mesmo.

Porque hoje é o dia 25 de Abril vamos iniciar essa rubrica com o disco "Os Filhos da Madrugada Cantam José Afonso" ( BMG Ariola 1994)

Um disco incontornável porque é a primeira homenagem ao GRANDE José Afonso por parte de bandas de Rock português. Participam GNR, UHF, Xutos & pontapés, Delfins, Sitiados, Censurados, Peste & Sida, Entre Aspas,Diva, Mão Morta, Essa Entente,Resistência, Sétima Legião e (ainda) fora da área Pop/Rock Os Tubarões, Madredeus, Vozes da Rádio, Frei Fado D'El Rei, Opus Ensemblee e Brigada Victor Jara.
A homenagem merecida ao cantautor, hoje considerado , quase unanimemente, um dos maiores renovadores da música portuguesa de todos os tempos.Vinte anos após o 25 de Abril de 1974 e sete anos após a morte do cantor de "Grândola, Vila Morena", esta homenagem, com um concerto que teve lugar no Estádio de Alvalade, onde actuaram as bandas participantes no disco, fica como o início da descoberta, por parte das novas gerações, do espólio do poeta.
De início o disco foi alvo de algumas resistências por parte de puristas que descobriram (mais tarde) que o legado de Zeca Afonso tinha que ser dado a conhecer aos jovens, com roupagens mais modernas. Este disco, temos a certeza, levou muita gente a descobrir os originais, o que, só por isso, valeu a pena.


2 comentários:

*©OsMi©_KeY§*_® disse...

Excelente iniciativa, parabêns
25 DE ABRIL SEMPRE

ié-ié disse...

Boa! Parabéns!

LT