02 março 2008

DIA 8 OS PROFESSORES VÃO RESPONDER AO "MELHOR GOVERNO DOS ÚLTIMOS 30 ANOS"



Porque esta avaliação é injusta!
Porque eu só quero trabalhar em paz e não passar o tempo a preencher papéis!
Porque os papéis não resolvem um único problema dos alunos deste país!
Porque eu não quero saber de subir de escalão. Só quero trabalhar em paz!
Porque não quero sumários e horários no 1.º Ano de escolaridade (antiga 1.ª Classe)!
Porque não quero ser general (um comentador pró-governamental verbalizou* há uns tempos que "nem todos podem ser generais")!
Porque , vendo as coisas por esse prisma, sou tenente-coronel e não quero ser avaliado por um sargento!
Porque estou farto de ser espezinhado por esta equipa do Ministério da Educação!
Porque não sou "modernaço"!
FOGO SOBRE A "ESQUERDA MODERNA"!!!!
* termo da "esquerda moderna"

4 comentários:

tgv disse...

Não há quem aguente!

Eu fui educado num sistema de ensino herdeiro da camaradagem 25 abrilesca. Numa confusão de responsabilidades, num défice de exigência, de falta de suporte de uma escola decidida, voltada para as questões que lhe dizem respeito, deixando de fora o que não lhe pertence. Onde o ensino se centre no aluno. É para o aluno que a escola existe.
Pelo meio, claro está, existem questões relacionadas com a carreira docente, uma vez que é mais que legítimo esperar estabilidade profissional e perspectivas de futuro. Ainda assim, lamento que uma classe de tão elevada formação tenha mantido uma sistema de colocação anacrónico e nada tenha feito para o mudar. Lamento que tenham permitido, e dado o corpo ao manifesto, o esvaziamento dos conteúdos programáticos, evidente até para quem não estudou muito. Lamento que não tenham promovido o mérito e a responsabilidade, transformando o ensino numa república socialista, onde todos tomam por igual. Lamento que a escola se tenha tornado num campo de batalha entre dois poderes: os sindicatos e os governantes. Lamento que a escola que eu frequentei não tenho sido aquilo que eu e milhares de outros alunos precisaríamos.
Por tantos anos de trapalhadas, de cegueira cacique e por uma escola que não é o que tem de ser, dia 8 não estarei com os professores. Mais, estarei contra o protesto.
Desejo melhores dias para o ensino.


Tiago Varanda

ARISTIDES DUARTE disse...

Caro amigo:

Então vá no dia 15 à grande Manifestação de Apoio ao senhor Presidente do Conselho do "Melhor governo dos últimos 30 anos".
Tudo o que escreve são e foram orientações dos Governos. Os professores limitaram-se a cumprir ordens. Lamento informá-lo, mas não sabe nada do que escreve. Vá a uma escola. Fale com os professores, não se limite a ouvir os comentadores pró-governamentais...

ARISTIDES DUARTE disse...

Outra coisa muito curiosa destes apoantes do melhor "Governo dos Últimos 30 Anos" é que a linguagem deles é igualzinha à que usavam os defensores do antigo regime (fascista) a seguir ao 25 de Abril. será que encontram semelhanças entre esse tal regime e isto agora do partido dito Socialista?

Não deixa de ser curioso. Eu lembro-me, porque fui educa~do no antigo regime e tinha 14 anos aquando do 25 de Abril.
Portanto... não me venha com tretas

tgv disse...

Sabe, ainda estou no sistema de ensino.
Não tenho nenhum problema de consciência em relação ao Estado Novo. Não me caem os parentes ao chão por ouvir falar dele. Também não apoio aquele que graciosamente chama "o melhor Governo dos últimos 30 anos". Ao que parece, apegou-se mais à propaganda que a própria "turma PS". Tenho apreço pelo trabalho bem feito e tanto agora, como durante o Estado Novo, há um sem número de exemplos de bom trabalho.
Como já havia dito, os professores tornaram-se caciques. Pactuaram por 30 anos com a decadência crescente do sistema de ensino. E de conversa de coitado estou cansado. Vivo desde sempre em Portugal, já me habituei a ter em cada esquina um desgraçado que nada sabe, que nada fez e tudo lhe aconteceu.
Não se trata de uma questão do tipo "a favor ou contra os professores", mas antes de um assunto de demais importância para o ver "discutido" na rua, à força, como quer fazer o sindicalismo.

Expressei uma opinião livre, descomprometida, longe de uma pura luta de interesses.

Que as horas de trabalho tenham de ser pagas, isso estamos de acordo. Que o umbigo sindical é grande demais para ver tanto erro, também me parece ser verdade.

O espaço de intervenção dos professores tem vindo a ser reduzido pelo vista curta dos seus representantes.

E que tal um bom sistema de ensino, não?

Tiago Varanda