26 outubro 2007

O CD QUE É UM LIVRO
O novo disco dos Azeitonas, editado pela Mariarecords (editora de Rui Veloso) sairá sob a forma fiscal de um livro. Isto porque, em Portugal, um livro é considerado um bem cultural e, como tal, é promovido a "artigo de primeira necessidade", sendo sujeito a uma taxa de IVA de 5%.
Já um CD (ou qualquer outro fonograma) é taxado a 21%, por ser considerado um "artigo de luxo".
O novo "Rádio Alegria", dos Azeitonas (com produção executiva de Rui Veloso), será editado sob a forma legal de "livro com oferta de CD áudio", contornando assim o enquadramento fiscal a que a música se encontra sujeita no nosso país, permitindo ao consumidor final pagar um preço inferior pelo produto.
Esta forma de editar música é inédita e inovadora em Portugal (nos outros países, este problema de discrepância de IVAs não ocorre), e já muitos artistas e editoras afirmaram que vão seguir o exemplo.
Os concertos de lançamento estão marcados para dia 2 de Novembro às 22h30 no Teatro Sá da Bandeira no Porto e no dia 1 de Dezembro às 23h00 no Santiago Alquimista, em Lisboa.

2 comentários:

Lapa disse...

é mesmo bem pensado!

Edward Soja disse...

Olá, Aristides. Já não dava sinais há algum tempo, não é?

Bem, eu acho que é uma boa ideia. Já os Rádio Macau o tinham feito aquando da reedição do Disco Pirata. E se num futuro breve ou distante os cds trouxerem em papel biografias dos artistas eu aplaudo, porque o formato DVD e esse lixo todo já me começa a cansar muito!

Bem-haja.