26 outubro 2007

O CD QUE É UM LIVRO
O novo disco dos Azeitonas, editado pela Mariarecords (editora de Rui Veloso) sairá sob a forma fiscal de um livro. Isto porque, em Portugal, um livro é considerado um bem cultural e, como tal, é promovido a "artigo de primeira necessidade", sendo sujeito a uma taxa de IVA de 5%.
Já um CD (ou qualquer outro fonograma) é taxado a 21%, por ser considerado um "artigo de luxo".
O novo "Rádio Alegria", dos Azeitonas (com produção executiva de Rui Veloso), será editado sob a forma legal de "livro com oferta de CD áudio", contornando assim o enquadramento fiscal a que a música se encontra sujeita no nosso país, permitindo ao consumidor final pagar um preço inferior pelo produto.
Esta forma de editar música é inédita e inovadora em Portugal (nos outros países, este problema de discrepância de IVAs não ocorre), e já muitos artistas e editoras afirmaram que vão seguir o exemplo.
Os concertos de lançamento estão marcados para dia 2 de Novembro às 22h30 no Teatro Sá da Bandeira no Porto e no dia 1 de Dezembro às 23h00 no Santiago Alquimista, em Lisboa.

21 outubro 2007

EXPOSIÇÃO SOBRE ROCK PORTUGUÊS ANOS 60

Está a decorrer na Galeria Municipal do Barreiro (nas instalações do antigo Tribunal), no Centro da Cidade, uma exposição alusiva especialmente à música dos anos 60 (portuguesa), onde estão expostos diversos materiais, tais como dezenas de capas de EP's, de grupos e artistas portugueses dos anos 60, guitarras, gira-discos e gravadores e amplificadores da época assim como imensas fotos, algumas dos Concursos Yé-Yé (1965/66). Projectam-se também alguns vídeos gravados pela RTP nesses anos.
Muito interessante e com muito gosto.
A exposição decorre até 20 de Dezembro.

Uma foto de Tozé Almeida, nos TANTRA

Uma foto dos GNR, em 1981

Uma foto dos GRITO FINAL, importantissima banda Punk do final dos anos 80 ( do blog Hoje Há Punk Rock No Liceu)

A capa do EP "Um Mundo Sem Amor" de DANIEL BACELAR E OS GENTLEMEN (do blog IÉ IÉ ou YÉ YÉ)

Uma foto dos BUNNYRANCH

Uma foto dos DECRETO 77

A contracapa do máxi dos PESTE & SIDA

A capa do máxi "Homem de Sorte/ Reggae Sida", dos PESTE & SIDA (1989)

A contracapa do EP do CONJUNTO SOUSA PINTO

A capa do EP "If I Had A Hammer" do CONJUNTO SOUSA PINTO (anos 60)