31 dezembro 2006

Desejos para 2007

- Que o sr. Sócrates não se venha vangloriar que a vitória(a existir) no referendo à interrupção voluntária da gravidez , foi devida a si

- Que o sr. Miguel Sousa Tavares vá uns tempos para as escolas primárias deste país e leia a legislação referente à aprovação ou reprovação dos alunos, e se deixe de escrever do que não sabe, incluindo dizer mal dos professores

- Que sejam reeditadas em CD obras fundamentais do Rock português, há muito caídas no esquecimento , como as de Petrus Castrus, Arte & Ofício, Ananga Ranga, etc

- Que o sr. Cavaco deixe de cooperar tanto com o Governo

- Que o Governo caia

- Que o pessoal se deixe de tretas: a corrupção desportiva não é nada e é só uma maneira de esconder a verdadeira corrupção, que o Governo não está interessado em combater

- Que os bancos paguem os impostos que devem pagar e que o Governo se deixe de atirar areia para os olhos

- Que haja muita paz e muita música portuguesa

55 comentários:

Anónimo disse...

Subscrevo inteiramente esses desejos para 2007.
Só não era necessário o estilo "Ajardinado" do discurso.
Embora reconheça que acertou na mouche.
O nosso sistema político, queiramos ou não, funda-se na corrupção e no compadrio...

ARISTIDES DUARTE disse...

Estilo "Ajardinado"?
Tudo o que possa fazer-se contra este Governo tem o meu apoio.
A campanha feita pelo Governo contra os professores é imperdoável. Imperdeoável!!!!
Não tem per~dão!!! Portanto, tudo contra ele, nada a favor dele.

Anónimo disse...

nao é um problema só do vosso(nosso) sistema e sim um problema global. A grande 'invenção' do século 21, na Europa, foi a que protagonizaram os 'políticos' na sua imensa maioría, ao descobrir que podiam impunemente enriquecer à custa do erário público, pois lentamente as leis se tinham ido ajustando para permiti-lo. Não que só agora aconteça, mas nunca se viu de forma tão descarada e até, algumas vezes, justificada por os media afectos aos diversos 'regimes'. Talvez uma das razões para tal desgraça, seja a facilidade com que dirigentes de clubes 'desportivos'(medíocres uns e outros)vão chegando a lugares chave da política ao mesmo tempo que empresários com interesses nas areas das obras públicas conseguem subir ao mesmo 'carro.
Nunca a nossa sociedade tecnològicamente 'avançada'se pareceu tanto com as sociedades da idade medieval, em que a Igreja e os poderes executivo e judicial estivam tão em consonância. A prepotência da 'democracia' começa a ser dramaticamente preocupante. Nos regimes ditatoriais, pelo menos, todos sabemos quem é o inimigo...

Bom ano para todos. Nós vamos tentar dar a nossa 'cuntribuissom'

Sergio Castro

Unknown disse...

Ofereceram-me o livro "Memórias do Rock português" que já me veio ensinar mais umas coisas sobre o nosso "mundo musical" e relembrar outras tantas!

Um grande abraço, e...continue a escrever!

Um abraço também para o Sérgio Castro!

Anónimo disse...

concordo com a Reedição em CD dos discos que refere.
já sobre o governo, gostesse ou não, chegou a altura de todos sofrerem em prol do pais e não apenas os trabalhores que não tem nada a ver com isto, ou seja os que não recebem do estado, pelo ocntrario só pagam.
há bons professores, mas tambem há muita porcaria. eu tenho uma filha de 9 anos está na 3ª classe e já teve 6 professores/professoras porque estão sempre de baixa, de chegada e partida.
o governo pode ser mau, mas nem sempre nos podemos desculpar com o governo. por vezes temos o governo que merecemos.
feliz ano a todos

Anónimo disse...

caro Paulo

a possibilidade de recuperar uma banda como os Arte&Oficio é realmente uma miragem e uma miragem que eu recuso especialmente, já que prefiro – tenho-o dito muitas vezes – manter intacta a memória do que foi (creio que estamos de acordo) uma das maiores bandas portuguesas de todos os tempos e da qual me orgulha de sobremaneira ter sido um membro fundador.
Reunir os componentes mais relevantes dos A&O seria uma tarefa incrivelmente complexa. Não sei nada do Sergio Cordeiro (Serginho), o António Garcez está nos EUA e só vem de vez em quando e o António Pinho Vargas está, creio, totalmente afastado destas músicas. O Sarbib e o Fernando Nascimento sem dúvida me têm feito propostas nesse sentido, mas sem os demais não dá.Eu, pela minha parte estou realmente empenhado em recuperar o projecto Trabalhadores do Comercio por variadíssimas razões cuja explicação sai do âmbito deste comentário. Uma delas, ainda assim, é o facto de que os outros 4 elementos originais dos TdoC (o Álvaro Azevedo é um deles) estão tão empenhados nesta tarefa quanto eu. Uma outra é, por muito que vos custe a crer, a enorme evolução que a banda sofreu, a todos os níveis. Assim que em menos de um mes ‘Iblussom’ vai estar na rua e espero que a mairia esteja de acordo em que valeram a pena os meses de esforço.
Abraço

Anónimo disse...

Apesar de concordar com a injustiça das politicas do governo relativamente aos professores, não subscrevo o desejo de queda do governo...(qual é a alternativa?...o psd está dividido em três, o cds pp não existe e, à esquerda do ps, já não há paciencia para o "moralismo militante" do Louçã...

Enfim, que esses discos sejam, de facto, reeditados. tal como os do Quarteto 1111, e os dois primeiros dos GNR, e tantos outros que é impossível encontrar (por onde anda o Shangri lá do Carlos Vidal??)...e que haja uma terceira edição do seu livro, mais uma vez actualizada....isso seria sinal que 2007 tinha sido muito bom!!!

Bom ano para todos...

bissaide disse...

O "Changri-Lá" em CD seria de facto algo de excelente, mas torna-se complicado devido ao facto de os masters se encontrarem em parte incerta... Acontece o mesmo que com o "Hoje Há Conquilhas Amanhã Não Sabemos", da Banda do Casaco, que saiu em CD a partir de um vinil (recuperado e remasterizado pelo José Fortes, talvez o melhor técnico de som em Portugal). Mas espero que a reedição do disco do Carlos Alberto Vidal não seja de facto uma miragem...

Bom ano para todos, com muita música portuguesa! Fico, desde já, com curiosidade em relação ao novo disco dos Trabalhadores do Comércio!

ARISTIDES DUARTE disse...

Os pró-governamentais estão sempre com as suas desculpas: Qual é a alternativa? e tal e tal.

Quero lá saber. Não quero é este Governo a mandar. Eu não quero. Se a maioria quiser, tudo bem.Respeita-se
Agora uma coisa é certa. O PSD pelo menos não engana ninguém , como este enganou muita gente. No caso dos professores foi uma campanha imperdoável.Nunca vi nada assim. Qualquer um , que nunca aprendeu nada na escola (andou lá a brincar) diz mal dos professores. E se houver alguns maus, que se castiguem esses. O problema é que ainda vão ser esses a ser beneficiados com o novo Estatuto da Carreira Docente. Basta engraxarem um pouco e chegam a professores titulares.
Quanto ao resto: só uma perguntinha, que dá direito a um livro meu , de borla?
- O que acontece aos alunos do 1.º Ano (1.ª classe) que chegam ao fim do ano , sem saber ler nem escrever?
O primeiro a responder acertadamente recebe um livro meu (2.ª edição) completamente grátis

Anónimo disse...

Aristides,
Subiu uns pontos largos na minha consideração ao defender os professores (eu sou uma, há vários anos), mas politiquices à parte, venham as edições (na integra) dos velhos temas dos "velhos e esquecidos" grupos portugueses. Seria um reconhecimento mais que justo à carreira de vários músicos, pessoalmente, para o meus " querido" Conjunto João Paulo.
A propósito de "ajardinado", não sei se pressionado ou não, o Alberto João lá atribuiu o Galardão da Cultura local ao Sérgio Borges.É preciso, às vezes, ficar doente( como ele está) para se ser reconhecido.
Um bom ano para todos e muita e boa música portuguesa!

ARISTIDES DUARTE disse...

Cara Maria José:

Eu também sou professor, mas gosto de política. Não me diga que é daquelas que acha que está tudo bem na Educação, só para não se meter na política.
Eu sou mesmo contra este Governo , da mesma maneira que ele foi contra (e é) os professores. E eu não me esqueço.

Anónimo disse...

Ó meu amigo, eu não gramo ninguém deste governo! E fico triste por nós, professores, sermos tão desunidos e frustrada por não conseguirmos fazer mais do que dizer mal. Os nossos protestos parecem não dar fruto, é uma tristeza. Quando disse politiquices à parte, foi mesmo naquela de tentar esquecer um pouco as nossas frustrações. A vida é tão dura, todos os dias, que temos de nos abstrair de vez em quando, caso contrário, o Sócrates leva a melhor e ele que se lixe, mais a sua troupe; ele nunca teve problemas na vida, só pode, se os tivesse tido, era bem mais humano!

ARISTIDES DUARTE disse...

ò minha amiga: O que eles querem é que o pessoal se esqueça e se dedique à bola, mas eu não esqueço. Esta campanha lançada em 2006 por eles contra os professores foi a coisa mais nojenta que vi até hoje contra uma classe profissional E eu vou esquecer-me? Nunca...
Quero lá saber se a vida é dura. estou contra eles e mais nada...
Eu não vou é em futeboladas, que é o que eles querem com o Apito dourado e outras porcarias...
Com isso durmo eu descansado.
Mas ouço música, ai isso ouço...Mas não para esquecer...

A Norte nada de novo disse...

Como professor,agradeço a tua atitude!Já a muito que por cá passo e continuarei.Bom trabalho!

Anónimo disse...

eu não sou "pro-governo" agora que acho que este faz alguma coisa, lá isso faz. O anterior o que se viu foi fugir como os ratos fogem do navio quando afunda e hoje querem que seja orgulho nacional. é um cobarde, é o que é! portanto quem teve o poder, e fugiu, tenham paciencia, mas é bem pior que estes.
nenhum é perfeito, o PSD tambem prometeu não subir impostos e uma semana já tinhamos o IVA a 19% e o defice, esse subiu.
agora, uma coisa é certa, neste momento este governo está a mexer com o mal, e o mal é a função publica. é a maior teta deste pais, claro como dantes trabalhavam os galegos e recebiam os senhores, agora estes não querem perder uma unica regalia.
a vida custa a todos, caros amigos!
se a ministra da educação é uma besta, é possivel que seja, agora que os professores são de certa forma culpados do que tem, isso tambem são,
e não foi o Socrates que começou a colocar professores do Minho no Algarve e professores do Alentejo em Tras-os-Montes.
Aristides, esta é má, e a do PSD que esteve 2 meses sem haver aulas à espera das colocações era boa?!
não tenhamos memoria curta.
eu trabalho na iniciativa privada, que é o motor deste pais, e há muito acabaram com a mama, quem dar o litro dá, quem não dá rua.
só com essa mesma forma é que o estado honra quem trabalha e paga impostos. Pensem nisso!

Anónimo disse...

Caro amigo: identifica-te, uma vez que te diriges a mim, pelo meu nome.
Mas sempre te direi que se houve alguém prejudicado no tal concurso marado de há dois anos fui eu, que fui ultrapassado por professores com classificação inferior à minha. Reclamei e deu em nada.
Sei bem o que foi esse concurso e não me esqueço.Aliás já o escrevi em jornais regionais. Por outro lado, com o novo ECD , se calhar, muitos desses professores que apresentaram os tais atestados médicos falsos vão ser beneficiados, porque agora vem aí a graxa (ou seja aquilo a que eles chamam mérito, mas que não é mais que graxa). Mas o estranho é que parece que nada se passou. O Bloco Central ( PS PPD )não liga a essas coisas. Uns fazem as asneiras e os que vêm a seguir esquecem e perdoam-lhes tudo. Porque essa tal ministra Seabra e a empresa Compta deviam ser responsabilizados e não foram. Então, porque é que este Governo não faz alguma coisa nesse sentido?
Já gora responde à pergunta do post sobre o Ministério da Presidência do Conselho de Ministros. Sempre podes ganhar um livro de borla. Se eles quiserem dizer mal da Função Pública que comecem por esse Ministério. Ou esse é dos tais do poema de Brecht "A Dificuldade de Governar"? Se não existir esse Ministério o que é que acontece a Portugal?
E essa de que só os empregados nos privados trabalham, também não é verdade.
Olha, monta uma escola primária privada no interior e depois logo vês o que acontece.

Anónimo disse...

Ò Aristides. Pelo teor do texto está na cara que és professor ou funcionário público...

Anónimo disse...

Um Mundo Avariado said...
Como professor,agradeço a tua atitude!Já a muito que por cá passo e continuarei.Bom trabalho!

Um professor que escreve "Já a muito" em vez de "Já HÁ muito" não pode merecer muito melhor tratamento do que aquele que o Sócrates lhe dá... Estão ou não de acordo? Tachos sem avaliação são já passado!!!

ARISTIDES DUARTE disse...

Amigos Anónimos: Coloquem o vosso nome.
Sobre a avaliação dos professores: Não se trata de avaliação nenhuma. Trata-se de Mérito ( que é o eufemismo para GRAXA). Como eu nunca fui graxa na p... da vida, estou lixado!!!
Sobre o outro anónimo que só agora descobriu que eu era professor: claro que sou e com muito orgulho!
E chamar tacho ao lugar de um professor é outro erro crasso: os professores que trabalham nas escolas concorrem numa lista. Não são colocados por Tachismo. E ainda bem que é assim. Se não, era uma desgraça...
Pois é: esses anónimos pensavam que eu , por causa do rock português me esquecia de trudo o resto? Estão enganados...

Anónimo disse...

Que critério de avaliação é esse que permite que um professor seja professor sem saber escrever correctamente português? O problema é esse mesmo. A maior parte dos actuais professores estão acomodados e são um autêntico lobby. Estão desunidos porque os mais velhos defendem os seus privilégios até agora inatacáveis e criaram uma espécie de casulo onde viviam à margem de toda a outra sociedade com horários de 10, 15 ou 20 horas semanais preenchidas complementarmente com explicações pagas a peso de ouro e livres de impostos. Este status quo está a desmoronar-se mas só acabará com o seu envelhecimento e reforma. Os mais novos não sabem maioritariamente sequer escrever, sendo em parte os rejeitados pelo sistema privado realmente competitivos. Coitados. Desprezados até pelos seus congéneres mais idosos num verdadeiro regime de segregação movem-se sem saber para que lado caminha. A culpa é do sistema e este não é só da responsabilidade do actual Governo: é responsabilidade de todos os Governos pós 25 de Abril que com a ânsia de apresentar números tem canalizado todos os jovens para um ensino obrigatório forçado quando grande parte deles estão apenas a prejudicar os que pretendem faze-lo. A estes eu indicava o caminho: obras, construção civil, emigração, casas de correcção, mas pelo menos não privavam quem pretende disfrutar de um bem precioso que é o Ensino. Presumo que o Sr. Aristides seja um professor paciente mas verá que tenho alguma razão. O Ensino tem que deixar de ser o feudo acomodado de alguns. Assinado: Jorge

Anónimo disse...

Amigos(?)
Parece que sou a única mulher no meio desta "discussão" e espero não dar erros, senão vou ser cruxificada - eu sou professora de Inglês e Alemão, perdoem-me as falhas p.f. Já tenho 20 anos de serviço, portanto não sou nenhuma principiante, mas também não sou "cota". Já passei por problemas de colocação, já dei aulas bem longe de casa e não tive compensação económica nem logística por isso; já tive um problema grave de saúde que me obrigou a estar de atestado e fui prejudicada no tempo de serviço (depois de 99, a lei mudou, felizmente, mas não tem efeito retroactivo)
Mas eu não passo a vida a queixar-me, adoro o que faço; quando é preciso protestar, protesto, e não admito que digam mal da minha profissão.Como em todas, HÁ de tudo, mas eu estou de consciência tranquila e ouço muita música, não para esquecer mas por prazer (olhem que é a melhor companhia num hospital, podem crer)
Um abraço e que este ano não seja tão amargo como o anterior.

Anónimo disse...

Para o Jorge:
Logo vi que quem se põe a falar de professores ( como o Sr. Miguel Sousa Tavares) não percebe nada disso.
Há vários tipos de professoes: eu sou professor do 1.º Ciclo (primário). Aqui nunca houve 10, 15 ou 20 horas de serviço. No minímo dos minímos, 25 horas. E aqui toda a gente dá aulas, excepto, claro, os tachistas. E dá-se aulas a turmas com as quatro classes juntas (não é fácil). Além disso o professor do 1.º Ciclo tem que estar preparado para dar Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio, Educação Física, Educação Musical, Educação Plástica, etc.
Claro que a discussão, desde sempre tem a ver com os professores do Secundário, sobre os quais não sei nada. Os concursos são diferentes.
Por outro lado , na Primária, não há explicações, e para mais , no meu caso , estando a dar aulas no interior, onde não há esse poder de compra das cidades. Acho que, mesmo nas cidades, não há explicações na Primária.
Portanto, quando se escrever sobre os professores é preciso saber sobre que professores estão a ser referidos...

Bourbonese disse...

Caro Aristides. Obviamente não sou professor (embora tenha habilitações mais que suficientes para o ser), mas a minha esposa é. Portanto sei do que falo! E o que escreveu só me deu razão: os próprios professores sérios estão a ser prejudicados pelos lobbys instalados na vossa classe, aqueles que negoceiam "pacotes" massificados de políticas e se assustam agora com a alteração do satus quo instituido. Ah! E tenho 2 filhos, um dos quais em idade escolar. Portanto, se falo, faço-o preocupada e fundamentadamente!!! Por causa do refugo que se acomodou na vossa classe (genérica), quem está hoje a pagar são os professores sérios, os educandos, os pais, o País.

PS: Quando falo de erros obviamente que não me estou a referir a coisas de somenos importância, mas a erros graves e crónicos como já aqui vi.

Bourbonese disse...

http://www.geocities.com/bourbonese/index.htm

Anónimo disse...

Sr. Aristides
Comprei o seu livro. Interessante, do ponto de vista informativo, embora não particularmente bem escrito. Facto que se estranha sendo o autor um professor.
Aceito a sua indignação acerca da temática da educação.
Também acredito que seja um professor sério e honesto (embora lhe diga que os que conheço frequentemente me criticam porque eu nunca falto ao trabalho nem sei o que é um atestado ).
Para terminar peço licença para lhe colocar a seguinte questão:
um cidadão comum que tenha os filhos numa escola pública, quando olha para a Ministra e para aquele Sr. da FRENPROF que aparece nos Telejornais há décadas e que não lecciona desde o 25 de Abril, vai acreditar em quem?
Luis

ARISTIDES DUARTE disse...

Caro Luís:

Nunca pensei que, devido a esta discussão sobre os professores, aproveitasse para dizer que o meu livro não está bem escrito, sendo o autor um professor. É uma das únicas pessoas que diz isso. Tenho recebido críticas ao livro, muitas boas e algumas más. As más queixam-se, normalmente, da qualidade das imagens. Mas são mais as críticas boas (mas mesmo muitas mais). Porque não avançou então com a edição de um livro , com esta temática ou com outra temática? Porque pode ser que você escreva melhor. Não vale a pena estar a atirar areia para os olhos: tentou apanhar boleia dos que criticam os professores, para atacar a escrita do meu livro. Pois, fique sabendo que não lhe reconheço autoridade nenhuma para me criticar nesse aspecto. Ou é pai de algum aluno e , agora, sente-se com capacidade para avaliar os professores? Gostava de o ver a fazer um ditado.Como exemplo dir-lhe-ei que uma das críticas que mais me sensibilizou foi a de António Duarte (esse tem autoridade para me criticar e dizer mal, já que foi o autor de "A Arte Eléctrica de ser Português- 25 Anos de Rock'N' Portugal", de 1983).E sabe o que esse disse? Que o livro estava muito bem escrito, com grande capacidade de síntese. Mas avance, com uma obra. Eu compro...
E digo-lhe que eu acredito é no tal da FENPROF e que também não falto ao trabalho, nem meto atestado médico.
Porque estou farto de GRAXAS...

ARISTIDES DUARTE disse...

Para o Bourbonese World (sem nome português):

Está a dizer-me que eu não tenho habilitações para ser professor?
Fique sabendo que todos (mas todos) os professores do 1.º Ciclo têm habilitações. E mais... São há muitos, muitos anos, profissionalizados. Aqui , neste 1.º Ciclo, não há professores sem estágio. Acho, aliás, que hoje todos os professores têm que ser profissionalizados, logo se o senhor não tem estágio não pode ser professor, por mais habilitações que possua.
Eu tenho licenciatura. Tenho quase 20 anos de serviço. Falto pouco e chego sempre antes da hora ao trabalho ( numa terra onde estive a dar aulas tive problemas com o presidente da Junta, porque ele não queria que eu chegasse antes da hora).

Diz que eu escrevi para lhe dar razão. Em quê? Estive a verificar todos os comentários e não vi nenhum com o seu nome.

Mas quero dizer-lhe que já não basta os que não são professores criticarem os professores, porque conheço casos de ex-professores (agora acomodados na sua reforma) que dizem o mesmo. Um deles escreveu num jornal. Assinou com iniciais o seu artigo onde criticava os funcionários públicos, dizendo que chegam tarde e largam cedo. Não tardei a descobrir quem era e , no mês seguinte, (é um jornal mensal) levou a resposta que merecia. Então um "bicho" desses, reformado há um ano (com a reforma a ser paga pelos que descontam para a Caixa Geral de Aposentações, como eu), escreve isso e fica impune? É só um exemplo de como a propaganda governamental tomou conta de tudo e de todos.

Bourbonese disse...

Não se irrite. Já vi que o Sr. assume como críticas / pontos de vista pessoal tudo o que se diz sobre o Sistema. Não perco mais um segundo consigo. Continuarei a ser um fidelizado blogger do seu blog. Obrigado. Jorge

ARISTIDES DUARTE disse...

Claro que assumo. Ao atacarem os professores estão a atacar-me a mim...
Quem não se sente não é filho de boa gente... Agora haverá muita gente que acha normal que se diga o que se quer dos professores. Eu não....
Se quiser continuar, continue, se não quiser não continue. Também me é indeferente.
Há muitos que continuarão fiéis ao meu blog. Por um a menos , não interessa....

Bourbonese disse...

O Sr. não lê / vê BEM??????????? Eu já lhe disse que acabou e VOU continuar fiel ao seu blog. Quando alguém tem uma opinião diferente da sua, parece que tem umas palas nos olhos. Vai tudo a eito... Ass. Jorge

ARISTIDES DUARTE disse...

Agora já sou senhor? Ainda há pouco tempo era o Aristides... Ele há coisas...

ARISTIDES DUARTE disse...

Agora já sou senhor? Ainda há pouco tempo era o Aristides... Ele há coisas...

ARISTIDES DUARTE disse...

Para os interessados aqui fica a crítica de António Duarte (autor do livro "A Arte Eléctrica de Ser Português", ao meu livro (1.ª edição):

Caro Amigo

Muitos parabéns pelo "Memorias do Rock Português". Não lhe escrevi antes porque estive a lê-lo com toda a
atenção. E fiquei impressionado.
O seu livro integra catadupas de informação bem sistematizada numa narrativa
escorreita e coloquial que se lê como uma história de aventuras. E, ainda
por cima, revela uma rara capacidade de síntese e de estruturação da
escrita. Presumo que o Aristides, na sua profissão, deva ser um excelente
professor.
No que me toca, pessoalmente, li o seu livro à espera de novidades, de
factos e episódios que eu desconhecesse sobre a história do rock português e
dos seus músicos e grupos, e devo dizer-lhe que a minha expectativa foi
amplamente ultrapassada.
Estou de acordo com o meu amigo António Manuel Ribeiro quando ele escreve no
prefácio que o seu livro é o mais completo de todos os que se publicaram
sobre o rock português.
Ainda que à primeira vista não o pareça, pelo título talvez demasiadamente
modesto, "Memórias do Rock Português" reúne num só volume três formas
literárias de abordar a matéria: a história; a monografia; a crítica. O
Aristides não quis misturá-las, tornando assim o seu livro rigoroso e,
sobretudo, muito útil para uma abordagem multilateral do rock português. Ora
este é o terreno da musicologia - e é isso que faz do seu livro uma obra
séria.
E como obra séria devia ser amplamente divulgada.
Se me permite, acho que o Aristides tem de ser ousado - e por que não
atrevido? - na divulgação do seu livro. Indiscutivelmente, merece vender
muito. Envie exemplares para as editorias de cultura e espectáculos dos
grandes jornais nacionais (sem esquecer os digitais), e sobretudo para os
responsáveis por alguns programas emblemáticos das nossas televisões, tais
como: José Francisco Viegas (programa de livros da RTP2), Bárbara Guimarães
(entrevistas diárias sobre livros na SIC Notícias), Jorge Gabriel (programa
Praça da Alegria na RTP Porto), Rita Ferro Rodrigues (programa da tarde na
SIC), Ana Marques (programa Cartaz da SIC), e, claro, Herman José (SIC).
O seu livro está à venda em todo o país, nas livrarias mais conhecidas? Está
a ser bem distribuído?
Quero, ainda, agradecer-lhe pelas citações que me faz no seu livro, e pelos
generosos elogios de que não me sinto merecedor. Mas não lhe posso esconder
que isso é, para mim, uma honra. E um estímulo.

Um grande abraço do

António Duarte

Anónimo disse...

professor aristides: há que violentar o sistema de pessoas cumo você

ARISTIDES DUARTE disse...

Eu não preciso de ser chamado professor Aristides. O meu nome é João Manuel Aristides Duarte.
Grande disco, grande disco, o "Há Que Violentar o Sistema" dos AQUI D'EL ROCK.
Mas, a partir de agora quem quiser dizer mal dos professores, por favor que diga os nomes. Isto é o professor tal é um "baldas", chega tal e sai antes da hora, dá erros, etc, etc.
Porque assim , quando eu leio os ataques aos professores ou ao "Sistema" (como lhe chamam) fico com a impressão que se dirigem a todos. E como eu sou professor e faço parte do tal "Sistema" (seja lá o que isso for)acho que os ataques são pessoais. Identifiquemos , então, os casos. E, assim, pode ser que isto se moralize.

Anónimo disse...

Meu caro Aristides
Como alguém disse atrás também não vou gastar mais tempo com esta temática.
Sinceramente, acho que o meu amigo não está a ser nem objectivo nem racional.
Acompanho a sua página há muito tempo e em termos intelectuais tinha-o em melhor conta.
Cumprs
Luis

ARISTIDES DUARTE disse...

Para o Luís:

Mais um que deixa de chatear. Ainda bem. Este pró-governamentais não admitem uma única crítica ao seu querido Governo. Acho, aliás, que isto está transformado numa espécie de ditadura.
Mas euy nunca fiz censura no meu blog. Os comentários são completamente livres.
Mas não deixo passar em claro tudo o que se diz, sem que levem a resposta que merecem

Sem qualquer cumprimento

Aristides

Anónimo disse...

o autor deste blog tem algum problema atravessado com o PS. ok homem voce pode ser do partido que quiser, agora se não é do PS, que tanto critica, mas é do PSD ou do CDS, desculpe que lhe diga, mas não tem moral para falar sobre este governo. Os governos PSD/CDS foram (e escrevocom todas as letras) UMA ABSOLUTA MERDA para este pais. O sr. Durão Barroso, Sr. Paulo Portas e a Srª Ferreira Leite, foram a pior porcaria que algum dia esteve no poder neste pais, após o 25 de Abril. Eu não sou socialista, não votei nas ultimas eleições, mas reconheço que o Sr. Socrates dá 10 a 0 nessa porcaria toda, que pelos vistos o Senhor Autor do Blog tanto adora.
A sua "faceta" de professor ainda se engole neste blog, já a sua anti-PS-ómania, é que custa a digerir quando metade do que diz não tem sentido.
agora que doi a todos é que vemos a indignação dos que anos após anos se aproveitaram das regalias que tiveram. alguem se cateou com os mineiros quando portestavam? com a fabricas que fecharam? com os agricultores que faliram? Nada! mas mexesse no "burgo do funcionalismo publico" e é o carmo e atrindade.
Gosto deste governo porque de certa medida (so peca por ser inferior ao que devia) está a mexe e acabar com esses tachos que o sr. autor do blog fala, mas que afinal queria manter.
o estado está individado devido não ao sector privado, mas sim à porcaria de sempre foi o sector do estado.

ARISTIDES DUARTE disse...

Caro Romão:

Concordo consigo quando diz que os governos PS/CDS foram isso que diz.
Nada disso significa que eu tenha que ser pró-governamental, ou seja a favor do PS.
Eu não tenho uma "faceta" de professor, eu sou mesmo professor. E como mexeram no meu "ganha-pão", quando eu não mexi no "ganha-pão" de ninguém, aí não posso calar-me.
Ninguém obriga ninguém a vir a este blog que eu , passo a assumir a partir de agora , é anti-governamental, pelo que os pró-governamentais podem ir dar uma grande volta.
Para si ainda mando uns cumprimentos
Aristides

ARISTIDES DUARTE disse...

Outra coisa que me esqueci de referir:
De uma vez por todas, peço que parem de confundir tachos (que os há, e onde se incluem alguns professores) com o trabalho de professores nas escolas. Quem está a dar aulas, nas escolas, como é o meu caso, não está lá por qualquer "tachismo". Há mais de 20 anos que eu tenho que concorrer todos os anos, não sabendo sequer onde vou ser colocado. Ou seja, o professor , como eu, concorre numa lista ordenada, onde a prioridade é a classificação final do curso , o que me parece bastante justo. Os professores com melhor classificação estão à frente dos que têm clasificação inferior.
Chamar "tacho" a isto, parece-me completamente abusivo.
"Tachos" são coisas bem distintas disto.
Um "tachista" pode ser o pior de todos, mas como é amigo de alguém influente, passa à frente de todos e é colocado num lugar onde, normalmente, não se faz nada.
Se o Governo tentasse, sequer, mexer neste "status quo" (no Ministério da Educação- edifício sede- "trabalham" (a mandar leis do tal "eduquês", tão criticado e com razão), ao que sei, muitos e muitos professores, talvez aquilo que eu dissesse fosse bem diferente. O problema é que não se mexe nisso.
Será que esses professores que estão nesses serviços foram colocados aí por "tachismo"?

Anónimo disse...

HÁ QUE VIOLENTAR O SISTEMA PROF. ARISTIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIDES (Ah Ah Ah)
PS PS PS PS
PSD PSD PSD
CDU CDU CDU
CDS CDS CDS
VLOCO VLOCO VLOCO

Todos contra os tachista dos profes aristidícos

Anónimo disse...

Vejamos o que se passou aqui, apenas porque neste "post" eu disse que queria que o sr. Miguel Sousa Tavares passase a ir às escolas (primárias) para, que quando escrevesse sobre os professores, soubesse do que falava:
Não insultei , não usei palavrões, não recorri à baixa calúnia.
Os "socráticos" apelidaram, nos vários comentários, os professores de "terem faceta", "terem regalias", serem um "lobby", terem "tachos", serem um "burgo do funcionalismo público" , serem "porcaria", terem um "Sistema", quererem o "status quo", serem "refugo", não saberem, sequer escrever, terem grandes privilégios, terem um "casulo", etc.

Quem quiser ser sério e analisar isto como deve ser , faça favor.

Anónimo disse...

O senhor pode ser professor e ser bom professor e cumpridor, mas como estamos em democracia e na democracia para bem ou para o mal, manda a maioria, e a maioria dos professores não honra a mui louvada actividade que exerce. por muito que lhe custe si aceitar.
é generalizado o sentimento e devesse ao mau serviço que certos professores presta à classe.

Anónimo disse...

Para este último anónimo:

Boa!!!

Como a maioria não são médicos, toca a dizer mal dos médicos...
Como a maioria não são mecânicos, toca a dizer mal dos mecânicos e por aí fora...
Só que a maioria também não são primeiros-ministros e parece que ninguém quer dizer mal deles...
Grande história...
Quero , também , dizer-lhe que não se escreve "devesse", mas sim "deve-se", mas como não é professor, está desculpado. Os professores é que não podem dar um único erro. Só os outros...
Viva a Democracia...

Anónimo disse...

Boa Aristides! Carrega nessa canalhada... Uns fariseus com ermidas nas suas quintas...

Anónimo disse...

ARISTIDES o mal disposto!
caro amigo, dedique-se rock e deixa lá a politica.

ARISTIDES DUARTE disse...

Para o Jacinto Paixão:

Isso era o que vocês´("socráticos") queriam...
Não... Eu não sou um alienado, que me esqueço do que é importante por causa do rock.
Sobre ser mal-disposto: é verdade que eu não acho uma grande piada a essas asneiras que o vosso querido Governo tem feito. Se daqui a dez anos cá estivermos , iremos ver que tudo isto que se passou não serviu para nada. A crise vai continuar (só para alguns é claro)

Anónimo disse...

Você devia era ser internado. Quem não é da sua opinião é "socrático"?... Mais um neologismo. Ricardo Durão Barroso

ARISTIDES DUARTE disse...

Não se trata ou não de ser da minha opinião. Eu acho que sei daquilo que falo. Trabalho numa escola. Não me baseio apenas nos relatos da comunicação social que, como bem sabe, podem muito bem ser manipulados. Ou não?
"Socráticos" são aqueles que concordam com todas as medidas deste Governo (mas excluem as "maluqueiras" tipo OTA ou TGV, assim como excluiram outras como os estádios, noutros Governos) e andam todos contentinhos da silva porque os professores estão a ser atacados. Se reparamos bem, ninguém, nestes comentários todos (excluindo eu) disse a sua profissão. Porquê? Têm medo que se descubram alguns "podres" que há nas suas profissões? Ou só os professores é que têm "podres"?
Ninguém , em Portugal, desbaratou os dinheiros da CEE? Não compraram carros e piscinas? Mas, claro, como são da iniciativa privada, vivam eles. E , depois, os culpados ainda são os professores?

nabisk disse...

Caro amigo Arestides Duarte, não venho aqui criticar ninguém.Sou o A. Nabais e só te quero desejar um bom ANO.

Anónimo disse...

Agradeço e retribuo , também para ti os votos de um bom ano de 2007, amigo NABAIS

Anónimo disse...

Tb deseju um Vom Ano ao Nabo e Aristídico

Anónimo disse...

Tb deseju um Vom Ano ao Nabo e Aristídico

Anónimo disse...

caro amigo, onde esteve voce e essa sua revolta durante o cavaquismo e durante o barrosismo ou o santanismo?
é que parece que a sua classe foi beneficiada com esses.
deixe de ser cego.
e se acha que está mal na profissão, mude-se é o que todos fazem.
melhor isso que estragar geração de miudos a levar com as suas ideias anti-PS.

ARISTIDES DUARTE disse...

Mais um anónimo.
Pois, onde estive?
Estive onde estive agora. Mas, ainda não percebeu que o PS é igual ao PSD?
Outra coisa: eu nunca falo de política com crianças.Por isso, nem sei porque coloca essa temática. É tabu. Na escola só falo de números e letras. É a minha vida. E mais, nem sequer falo com professores, porque nem há professores para quem falar...