26 setembro 2006

BIOGRAFIA CENSURADOS

Os Censurados são recordados por uma grande legião de fãs como um dos mais importantes grupos da segunda vaga de Punk Rock, surgida em Portugal, nos anos 80 do século XX.
Se nos anos 70 tinham sido os Faíscas e os Aqui D’El Rock a dominarem a cena Punk portuguesa, no final dos anos 80, serão os Peste & Sida e os Censurados que poderão ser consideradas as bandas mais importantes desta corrente do Rock português.
Em 1989 formam-se, em Lisboa, os Censurados.
Do “line-up” inicial fazem parte João Ribas, que veio dos Ku de Judas, Samuel, vindo dos Overdose, Fred (ex- Trip D’Axe) e Orlando Cohen (ex- Morituri e ex- Peste & Sida).
A receita da banda é simples: canções muito rápidas, próximas dos Ramones, e letras de combate.
Em Dezembro do ano da formação lançam a sua primeira maqueta com os temas “Tu Ó Bófia”, “Srs. Políticos”, “Tá a Andar de Mota”, “É Difícil” e “Não Vales Nada”.
Passado um ano sobre a edição da maqueta sai o seu primeiro álbum intitulado “Censurados”. Este disco era para ser editado pela independente Ama Romanta (de João Peste dos Pop Dell Arte), mas devido a desentendimentos entre os membros da banda e os responsáveis da editora, será a El Tatu (editora de Tim dos Xutos & Pontapés) a fazer a edição e comercialização do álbum.
Tim conhecia bem os Censurados, já que estes fizeram inúmeras primeiras partes dos Xutos (a uma dessas primeiras partes tivemos oportunidade de assistir, na Tournée de promoção de “Dizer Não de Vez”, na cidade da Guarda, quando os Censurados se encontravam já em final de carreira).
A banda efectua inúmeros concertos, sobretudo no Johnny Guitar (o tema “Todos no Mesmo Barco” fará, depois, parte do alinhamento da compilação “Johnny Guitar”).
Tocam, também, em Festivais e concertos contra a violência dos “skinheads” ou organizadas por associações como a SOS Racismo.
Em 1991 sai “Confusão”, o seu segundo álbum, gravado nos Estúdios Tcha Tcha Tcha, com produção de Cajó, técnico de som dos Xutos. A edição é, novamente, da El Tatu.
Deste disco fazem parte temas como “Quero Ser Eu”, “Venenosa” ou “Americano Gordo”.
Devido ao conteúdo das suas letras são colocados no “índex” da Rádio Renascença e banidos das suas emissões.
Tocam na primeira parte do concerto de Bob Geldof e, também, na abertura do concerto dos Xutos, no Campo Pequeno, em Lisboa.
Os Censurados são convidados para integrarem o elenco do concerto de solidariedade com Timor- Leste, ao lado dos Delfins, Xutos e Rádio Macau, entre outros. A edição da gravação deste concerto em CD levantou grande celeuma entre Zé Pedro, dos Xutos e Miguel Ângelo, dos Delfins.
Em 1992 os Censurados participam na edição do Festival Printemps de Bourges (França), na secção “Découverte”.
Em 1993 é editado o seu último álbum de estúdio, com o título “Sopa”.
A banda termina a sua carreira em 1994, com a sua participação no concerto de homenagem a José Afonso, no Estádio de Alvalade. Tinham participado no disco homónimo “Filhos da Madrugada Cantam José Afonso” com a versão de “O Que Faz Falta”, que tocaram no palco do estádio.

Em 1999 voltam a reunir-se (em estúdio) para gravarem a sua versão de “Enquanto a Noite Cai” dos Xutos, no disco-tributo à banda de Zé Pedro, intitulado “XX Anos, XX Bandas”.
Em 2002 as lojas Carbono, através da sua etiqueta discográfica, lançam o CD “Censurados Ao Vivo”, gravado na Queima das Fitas, em Coimbra em Maio de 1999, num concerto final.
João Ribas formou, depois, os Tara Perdida, uma banda com um som menos “apunkalhado” que o dos Censurados. É, também, membro dos Kamones, uma banda de “covers” dos Ramones, juntamente com Paulinho (dos MAD).
Orlando Cohen voltaria a ser membro dos Peste & Sida, até aos dias de hoje, após João San Payo ter reformado a banda, em 2004.
Está prevista para este ano a edição de uma biografia dos Censurados, um livro que vem colmatar a falta de edições bibliográficas sobre bandas portuguesas, principalmente daquelas que têm uma grande quantidade de apreciadores incondicionais, como são os fãs da banda de João Ribas.

7 comentários:

Anónimo disse...

Tanto os censurados como o grande Ribas, sao incontornaveis na cena punk nacional.
Revolta sempre!!!

Ilídio Marques disse...

umas das melhores bandas de sempre em Portugal...."seremos censurados do nascer até morrer..."

TONY, Duque do Mucifal disse...

Também rendi a minha homengaem á essa GRANDE BANDA - CENSURADOS no meu blog!
Já encomendei a biografia. Tou ansioso para começar a lê-la!

Anónimo disse...

Censuradoooos

Anónimo disse...

nao batam palmasss,atirem dinheiroooooo

Anónimo disse...

ola
kuando vi este site e vi donde eras fikei surpreendido porque eu sou da Rebolosa =) somos kuase vizinhos :D
grande blog*

Anónimo disse...

hola gente...soy angel de argentina...
tengo una banda:censurados...no sabia q era una banda punk rock de portugal...
casualidad...ademas tokamos punk rock iguall..

bueno..tomenlo como omenaje..

escuchen en
www.purevolume.com/censuradoss


bye..

i am from comodoro...chubut argentina