22 maio 2005

BIOGRAFIA QUINTA DO BILL

O grupo Quinta do Bill aparece na cena musical portuguesa em 1987, quando Carlos Moisés, Rui Dias ( futuro UHF) e Paulo Bizarro começam a ensaiar na Quinta do Sr. Guilherme ( Bill), em Tomar.
No ano seguinte fazem alguns concertos e concorrem ao Concurso de Música Moderna do Rock Rendez- Vous , onde se classificam em quinto lugar.
Esta participação permite-lhes gravar uma faixa ( "ZéZé") na colectânea " Registos" editada pela Dansa do Som ( editora do Rock Rendez-Vous). Esta faixa , ouvida hoje, não tem nada a ver com a música da Quinta do Bill, tal como é conhecida , actualmente.
Apenas em 1990 se dá a opção pelo Folk-Rock, que passará a ser a imagem de marca da música da banda.
Nesse ano ganham o concurso " Aqui D'El Rock" , promovido pela RTP. Esta vitória permite ao grupo a gravação do seu primeiro longa -duração que se intitulará " Sem Rumo". Rui Dias abandona o grupo , para ingressar numa das inúmeras formações dos UHF e Tiago Flores ( violino) e Pedro Miguel ( acordeão) vão moldar a música da banda , mais ao estilo Folk-Rock.
Em 1993 o grupo assina contrato discográfico com a multinacional Polygram e começa a rodar nas rádios o tema " Filhos da Nação", que se tornará o hino oficial da Quinta.
O segundo disco intitulado " Os Filhos da Nação", inclui ; para além do tema- título , outros êxitos como " Menino" ( a "Canção da Beira- Baixa" recriada pela Quinta, numa versão retirada da Filarmónica Fraude) e "Senhora Maria do Olival". Este disco conquista o galardão de Disco de Ouro e lança, definitivamente, a Quinta do Bill na senda do sucesso.
"No Trilho do Sol", o novo disco da Quinta do Bill , é editado em 1996 e tem misturas da responsabilidade de Juan Ignácio Quadrado, produtor dos Celtas Cortos ( uma referencia incontornável do Folk -Rock da nossa vizinha Espanha. Este disco é dedicado aos índios norte- americanos.
No ano de 1999 é editado um " Best Of", que inclui temas desde o início da carreira do grupo, até à actualidade. Este CD inclui dois temas inéditos.
No ano 2001 a Quinta do Bill edita um novo álbum intitulado “Nómadas” , com produção de Mário Barreiros; onde são notórias grandes influências árabes e orientais.
No ano 2004 sai um disco gravado ao vivo na Queima das Fitas de Coimbra, no ano anterior. Este disco, cujo título é “Ao Vivo Tour 2003” inclui todos os temas mais fortes da banda.
Em 2005 está prevista a edição de um novo trabalho de originais, em que já não participará Nuno Flores que, entretanto, abandonou a banda, sendo substituído por uma violinista do sexo feminino. Neste novo álbum haverá, como novidade, letras das músicas escritas por nomes consagrados da canção portuguesa e não só por João Portela, como até aqui acontecia.
Grupo de enorme comunhão com a audiência , é ao vivo que a Quinta do Bill melhor consegue fazer funcionar a sua música.

5 comentários:

Anónimo disse...

O Carlos Moisés é uma grande onda!

Antonio Côrte-Real

Anónimo disse...

Em 1998 a Quinta do Bill editou o album "Dias de Cumplicidade", produzido por Juan Ignacio Cuadrado e Carlos Moisés.

ARISTIDES DUARTE disse...

Tem razão. Esqueci-me de focar esse disco.
Não sei porquê, não me lembrei...

ARISTIDES DUARTE disse...

É verdade. Foi o Nuno Flores. Mais um engano.
É natural, para quem faz isto, às vezes, de cor.
Não sabia que a nova violinista se chamava Dalila. Espero que seja uma boa violinista, como o Nuno.
No dia 25 do mês que vem vou confirmar...

Anónimo disse...

Pois, era exactamente isso que vinha referir! E nuno Flores. Actual viola d arco dos Corvos.
Tiago flores e o violinista da banda corvos :P!

Beijinhos.
Erros todos damos!