14 abril 2005

PENTÁGONO Pequena biografia

Pentágono

Grupo de que fez parte o músico António Garcez, mais tarde dos Roxigénio. No início de 1973 os Psico juntaram-se aos Pentágono formando os Psicágono, banda que durou pouco tempo com este nome. Os Pentágono actuaram no Festival de Vilar de Mouros de 1971; a publicidade do Festival anunciava-os como: "Pentágono, com Paulo de carvalho".

André Sarbib
André Sarbib é um dos mais prestigiados músicos da cena jazzística portuguesa, sem nunca ter perdido a ligação à área da música popular, de onde é originário. Nos anos 60 e 70 integrou grupos de grande projecção nacional, como os Tártaros, Albatroz, Pentágono e Arte & Ofício.

Fernando Girão
Nasceu em São Paulo, Brasil, no ano de 1951. Aos 17 anos vem para Portugal com o pai, onde forma a banda de rock Pentágono.

António Garcez
Após ter passado pelos Pentágono e Psico, para além dos Arte & Ofício, em 1980 António Garcez recruta o guitarrista Filipe Mendes (que vinha dos Psico e tinha passado pelos Heavy Band e os Chinchilas), o brasileiro Betto Palumbo, na bateria e o baixista José Aguiar para dar forma aos Roxigénio, um projecto musical muito próximo do Heavy-Metal, sem influências da New-Wave.

Firmino Neiva
Toca desde 1968 (Baixo), tendo participado em vários grupos como "Turma 6" e "Pentágono" (do qual faziam parte músicos como André Sarbib e Fernando Girão, entre outros), que trabalhou com Paulo de Carvalho, destacando-se a sua participação no I Festival de Vilar de Mouros. (CRÉDITO Site Vilar de Mouros 1971)

Sem comentários: