22 abril 2005

O REGRESSO DOS TANTRA (2003)

Os Tantra, uma das mais importantes bandas de Rock Progressivo dos anos 70 em Portugal, regressaram ao convívio dos amantes da música , no início deste ano de 2003.
De uma penada foram logo editados dois CD's da banda, um ao vivo e um novo ,de material original. O primeiro é um registo da sua estreia ao vivo, em 1977. Intitulado "Live Ritual" , este disco foi gravado directamente da mesa de mistura de 16 canais para um gravador Revox de 2 canais.
A banda era formada por Manuel Cardoso ( voz e guitarra), Armando Gama ( piano e teclas), António José de Almeida ( bateria) e Américo Luís ( baixo), ou seja a mesma formação que gravaria o aclamado "Mistérios e Maravilhas. No "encarte" do CD não está escrito o local onde o disco foi gravado, mas presume-se que seria em Lisboa. Constituído por 5 temas , 3 dos quais completamente inéditos na discografia da banda ("Ritual", "Vida" e "Sonhar"), esta gravação mostrava já uns Tantra totalmente profissionais e com um som revelador de uma nova abordagem do Rock Progressivo. Sobretudo ao nível de uma secção rítmica avassaladora com Tozé Almeida a dominar completamente o seu enorme "Drum Kit". As vozes, que foram sempre o grande "handicap" da banda, também neste disco não deixam de ter alguma carga negativa. Exceptuando isso, trata-se de um registo que, para além de histórico, mostra uns Tantra altamente entrosados ( os músicos ensaiavam 8 horas por dia) e com capacidades para evoluírem, o que fariam em trabalhos posteriores como "Holocausto". Os temas conhecidos , registados neste disco são "Máquina da Felicidade"
(do LP "Mistérios...") e "OM" (do LP "Holocausto").
O segundo CD editado é "Terra" , um novo disco de originais , constituído por 10 temas originais e a recriação de "À Beira do Fim" do álbum "Mistérios...".
Manuel Cardoso tentou reformar os Tantra com os músicos dos anos 70, mas nenhum se mostrou interessado num regresso. Resolveu então recrutar novos membros. Entre aqueles que deram forma à nova formação destaca-se Zé da Cadela, um baterista mítico no Rock Português, que já toca com bandas desde os anos 60. Mesmo assim , por indisponibilidade do músico, não foi possível ser ele a gravar o novo disco.
A formação que gravou "Terra" é constituída por Manuel Cardoso (ex Frodo) na voz e guitarra; Bruno Silva na guitarra; Guilherme da Luz nos sintetizadores; Pedro Condinho no baixo; Bebé na bateria e Luís Ramos nas teclas.
Trata-se de um regresso aos bons tempos do Rock Progressivo, embora se note que a secção rítmica já não se revela tão arrasadora e as guitarras estão mais planantes e com solos mais demorados, facto que não acontecia na formação dos anos 70. O tema " À Beira do Fim" já nem parece o mesmo, nesta nova versão.
Com as novas técnicas de gravação, a voz de Manuel Cardoso tornou-se, no entanto, mais perceptível.
Os temas novos são " Kali", "Estrada Sensível", "Solidão"; "Terra", "Regresso à Maquina da Felicidade", "Manhã Submersa", "Escorpião", "Vertigem", "Teatro Burlesco" e "Zephirus II".
Saúda-se este regresso da banda e só se espera que comecem a tocar ao vivo, para que muito "teenager" possa comprovar como era alguma da melhor música dos anos 70 , em Portugal.
Só é pena que todo o "encarte" do CD esteja escrito em inglês ( as próprias letras das músicas cantadas em português estão escritas apenas na língua de Shakespeare). No entanto, o mesmo "encarte" inclui muitas pinturas e fotografias que nos transportam para aquilo que os Tantra faziam nos anos 70.
Resta dizer que os novos discos da banda só se encontram à venda no site da mesma em www.tantra.web.pt e não são editados por nenhuma editora, sendo ambos edições de autor.

Sem comentários: