08 abril 2005

BIOGRAFIA TRABALHADORES DO COMÉRCIO

Em 1979 , Sérgio Castro e Álvaro Azevedo ( membros dos Arte & Ofício) dão corpo a um projecto paralelo a que chamam Trabalhadores do Comércio.
A característica principal do grupo era o facto de cantar em português , com sotaque à moda do Porto, enquanto os Arte & Ofício construíram toda a sua carreira cantando em inglês. Também havia a questão das letras das músicas, que tinham um certo humor.
O seu disco de estreia , editado em 1980,foi o " single" intitulado " Lima 5", cujo refrão rezava : " Eu só paro lá no Lima 5 , Sou um meu de grabatinha e brinco". A voz do grupo era a do sobrinho de Sérgio Castro, João Luís Médicis, então com 7 anos.
O grupo faz algumas primeiras partes dos Arte & Ofício e edita um novo " single" : " A cançõm Quiu Abô Minsinoue" ( traduzindo: A Canção Que o Avô Me Ensinou).
O primeiro álbum " Trip's à Moda Do Porto" foi gravado em Londres, que contém o tema mais conhecido da banda: " Chamem A Polícia". Outros temas, onde o humor tem lugar marcado são " Atão Munsiê Coman Talê Vous" ou "Puanque Roque", para além de "Birinha" e " Quem Dera".
O grupo toca muito num Bar do Porto chamado Chico's e tenta a edição de um EP " Alaibe At Chico's Bar" que nunca verá a luz do dia.
Em 82 é editado o segundo LP " Na Braza", que não conseguiu penetrar no grande público e o grupo suspende as suas actividades. Temas deste disco são " Haxixa na Braza" e " Taquetinho Ou Lebas No Fuchinho".
Em 1986 , os Trabalhadores concorrem ao Festival RTP da Canção com o tema " Tigres De Bengala", que se classificaria em segundo lugar. Esta classificação faz reacender a vontade de voltar a gravar um novo disco.
Sérgio Castro, que entretanto se mudara para Vigo ( Galiza) , onde se dedica à produção de grupos no seu próprio estúdio Planta Sónica , reagrupa a banda e grava " Mais Um Membro Para A Europa" que inclui uma versão dum tema de Adamo , a que os TC deram o nome de " Molharei La Farture Dans Ta Tasse Chaude".
Depois de uma paragem de 4 anos o grupo volta a ressurgir em 1990 , com João Luís Médicis já contando 17 anos e tocando baixo , e grava o disco " Sermões A Todo O Rebanho" que inclui os temas " Aim Beck USA" , "Omo Sexual", " O Boto Útil( com essa nos bais fadando)" , Quem Toca Assim Num É Manco" ( um solo de bateria de Azevedo) e uma versão de " Sex and Drugs and Rock'N' Roll" do , recentemente falecido, Ian Dury justamente intitulada " Fado, Sexo e Vacalhau".
Novamente o humor a ser a imagem de marca dos Trabalhadores do Comércio, que veriam editado , em 1985 um CD Duplo intitulado " O Milhor Dos Trabalhadores Do Comércio" , que inclui um " Bónus Traque" de uma gravação renovada de " Chamem A Pulíssia".
Esporadicamente o grupo tem-se reunido para fazer espectáculos, sobretudo na sua cidade natal.

Sem comentários: