17 abril 2005

BIOGRAFIA SITIADOS

Os Sitiados retiraram o seu nome de um tema dos Mão Morta.

Em 1987, José Resende(guitarra), João Aguardela (voz) , Mário Miranda(baixo) e Fernando Fonseca(bateria) formam a banda.

Concorrem ao 5.º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez Vous e classificam-se em segundo lugar. Com este prémio conseguem lugar na compilação “Registos”, editada pela Dansa do Som. O tema que gravam é “A Noite” ( mais conhecido pelo refrão “Aqui Ao Luar Ao Pé de Ti…”. Muita gente, aliás, não identifica este tema como sendo dos Sitiados, não só pela sonoridade, mas também porque a versão mais conhecida é a dos Resistência.

Manuel Machado, um acordeonista, entra para a banda. É substituído passado pouco tempo por Sandra Baptista.

João Marques entra para substituir o baixista Mário Miranda e Jorge Buco é o novo elemento, encarregado do bandolim.

Em 1992, após assinarem contrato com a editora BMG lançam o disco “Sitiados” que contém o grande sucesso “Vida de Marinheiro”. A partir deste disco os Sitiados tornam-se uma das bandas com mais actuações ao vivo , em Portugal.

Ani Fonseca (guitarra acústica) e Jorge Quadros (bateria) entram para a banda, este último substituindo Fernando Fonseca.

Como membros convidados aparecem , nos espectáculos e em estúdio, Jorge Ribeiro(trombone), João Cabrita(saxofone) e João Marques(trompete). Este trio de sopros tinha pertencido a um grupo de baile chamado San Diego, que tivemos oportunidade de ver ao vivo e podemos considerar dos melhores na arte de pôr as pessoas a dançar.

Em Setembro de 1993 é editado o novo álbum “E Agora?” com o tema “Vamos ao Circo” a ser a principal música, pelo menos a mais popular.

O disco de homenagem a António Variações “As Canções de António” tem a participação dos Sitiados, no tema “ O Corpo É Que Paga”.

Mais tarde participam, também, no disco de homenagem a José Afonso “Filhos da Madrugada” com a sua versão de “A Formiga No Carreiro”.

“O Triunfo dos Electrodomésticos” é o CD que segue na história dos Sitiados. Editado em 1995 conta com uma versão de “Lá Isso É” de Sérgio Godinho, para além de temas bastantes fortes da autoria dos membros da banda. Para nós é mesmo o disco mais potente da carreira dos Sitiados, embora outros críticos não o vejam como um trabalho fundamental da banda.

Em 1996, a banda volta a editar um disco com o mesmo título do primeiro (“Sitiados”).

Numa edição em cartão, trata-se de um disco bastante diferente daquilo a os Sitiados nos habituaram, já que há recurso a muitos instrumentos electrónicos. Neste disco há uma versão de “A Menina Yé Yé”, um tema do Conjunto António Mafra. A influência que o velho grupo portuense teve nos Sitiados ,João Aguardela, sempre fez questão de a frisar, chegando a afirmar que o Conjunto António Mafra era a maior banda de Portugal.

Em 1997 Aguardela decide entrar num projecto novo em que ele era o mentor principal. Tratava-se do projecto Megafone que pretendeu fazer a ponte entre alguma electrónica e a música tradicional portuguesa, nomeadamente as recolhas de Michel Giacometti ou José Alberto Sardinha. Os Megafone editaram, pelo menos, 2 álbuns onde a linguagem de mistura das músicas electrónicas e populares é muito bem explorada.

“Para Ti Maria” é a participação dos Sitiados no disco de homenagem aos Xutos & Pontapés (“XX Anos, XX Bandas”), em 1999.

Samuel Palitos, ex- Censurados, entra para a banda em substituição de Jorge Quadros que vai para os Delfins.

Em 2001 sai “Mata-me Depois”, um disco que não traz quase nada de novo, em relação à produção anterior da banda.

Como o disco, até devido à sua fraca divulgação, não teve o sucesso esperado, os Sitiados decidem terminar as suas actividades.

João Aguardela fundou depois os Linha da Frente e, mais recentemente A Naifa que editou o disco “Canções Subterrâneas”.

2 comentários:

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer em que album encontro a música "E ela cega?" deles? Já arranjei dois ou três albuns e nenhum deles tem esta música. Não encontro, nem em MP3 em lado nenhum...
Alguma solução?

Obrigada

Anónimo disse...

Esse tema é do primeiro album.....dos Sitiados intitulado de "Sitiados"