03 abril 2005

BIOGRAFIA ROQUIVÁRIOS

Os Roquivários formaram-se em 1981, aproveitando a boleia do emergente Rock Português, sobretudo após o grande sucesso que foi o LP “Ar de Rock”, de Rui Veloso.
Quando começaram chamavam-se Rock & Várius e o seu nome reflectia aquilo que a banda pensava fazer: uma música que passava por variados estilos , desde o Pop ao Reggae e ao Ska e não só pelo Rock puro e duro.
A banda era formada por Midus (Voz e baixo) , Mário Gramaço ( Saxofone e Voz) , Rabanal (Bateria), Luís Loução ( Guitarra) e Paulo Corval ( guitarra).
Gramaço era um saxofonista que vinha do Jazz e tinha tocado com grandes nomes desse estilo , em Portugal. Rabanal tinha sido baterista de um grupo muito famoso, uns anos antes , os Aranha, que eram liderados por Luís Firmino ; um guitarrista que gravaria, posteriormente, dois álbuns ao comando dos Ananga- Ranga.
No ano da sua fundação conseguem contrato discográfico com a Rádio Triunfo e editam o LP “ Pronto a Curtir” que é um disco onde os vários estilos da banda se encontram presentes. O Reggae surge com “ Kaya Ou Não Kaya” , o Rock com “ Betty Punk”, “Ela Controla” e “Rock E Polivinil” e o Pop em vários outros temas. Este disco , no entanto, não trouxe nada de novo ao panorama Rock nacional. Tratava-se de uma música muito comercial e com pouca inovação (além disso o disco foi gravado em muito pouco tempo, com pouco cuidado na produção). A crítica arrasou-o . O público achou alguma piada e a banda manteve-se à tona com bastantes concertos.
Em 1982 lançam o single “ Totobola” cujo refrão rezava “ Dizem que o treze é o número do azar, mas este jogo dá dinheiro até fartar”. Este tema, num estilo Reggae/Ska já é melhor produzido e consegue agradar a muito público.
A banda muda de editora ( para a EMI) e lança o disco “ Roquivários” que contém êxitos como “ Mês de Abril” e “Cristina( Beleza É Fundamental)”. Este disco já não conta com a participação de Paulo Corval que abandonou a banda. A produção do disco é entregue a Moz Carrapa, membro dos Salada de Frutas.
Apesar de todo o sucesso comercial , a banda não conseguiu impor-se, num meio onde as bandas Rock nascidas com o “Boom” começaram a ser seleccionadas. De todas as que havia ( e chegaram a ser para cima de uma centena) só ficariam os GNR, UHF e Xutos & Pontapés . Pouco tempo depois , os Roquivários davam por terminadas as suas actividades.
Midus partiria para a Inglaterra , onde tentou continuar a carreira com uma banda feminina, mas sem grande sucesso. Hoje, Midus, toca com grandes nomes do panorama Pop/Rock internacional. Gramaço continuaria ligado profissionalmente à música , até hoje. Jorge Loução formou os Graffiti que chegaram a editar um álbum homónimo em 1988, mas pouco tempo depois deram por findas as suas actividades musicais.

Sem comentários: