20 abril 2005

BIOGRAFIA RADAR KADAFI

Os Radar Kadafi , um dos grupos de estética mais acentuadamente Pop em Portugal, surgiram no ano de 1984 , em Lisboa.
A formação original era constituída por Luís Gravato ( vozes) , Tiago Faden ( baixo) , Fernando Pereira ( guitarra) , Luís Sampaio ( teclados) e José Bruno ( saxofone).
O nome do grupo foi escolhido para a participação do mesmo na edição desse ano do Concurso de Música Moderna do Rock Rendez- Vous. O grupo começou por se chamar , apenas, Radar; mas como o líder líbio Kadafi estava a aparecer muito na televisão; alguém sugeriu que fosse acrescentado ao nome.
A banda classificou-se em terceiro lugar no referido Concurso. Essa classificação permite-lhes participar na colectânea editada pelo Rock Rendez- Vous , com o tema " La Maquina" , cantado em italiano.
Uma das características deste grupo, para além da sua veia melancólica e assumidamente Pop, eram as suas " performances" ao vivo. A componente cénica ( que chegou a compreender a presença de um bailarino) era muito importante para a banda e, simultaneamente, distinguia este projecto de outros da mesma área.
Em 1987 assinam um contrato discográfico com a editora multinacional Polygram e gravam o disco "Prima Dona". Ao mesmo tempo, assinam um contrato de agenciamento com a empresa Malucos da Pátria .
A edição original do único longa duração do grupo, editado em vinil, contém um lado A inteiramente composto por canções cantadas em português e um lado B com temas em espanhol, italiano e francês.
Produzido por Ricardo Camacho o LP contém os temas " 40 Graus À Sombra" e " Sei que Não Sou Sincero" , para além de " Maria" e "Romance da Sereia e do Cupido". As canções que não são cantadas na língua de Camões têm títulos como " Le Rasoir Qui Tue" , " Brigite Bardot", " Balade de Torero e Danzarina" ou " La Calle".
No " encarte" do disco pode ler-se que " Este álbum é aconselhados a todos aqueles que estão tocados pela fremência da paixão, sendo próprio para acompanhar os momentos inebriantes na presença do ente amado".
O disco foi , em 1998, reeditado em formato CD, para que todos possam comprovar se o que está escrito acima é verdadeiro ou não.
A banda não conseguiu sobreviver muito tempo porque o sucesso estava a mexer com as personalidades dos músicos.
No final do ano de 1987 o grupo dá o seu último concerto e encerra-se o capítulo da música melancólica e das letras apaixonadas.
Dos músicos dos Radar Kadafi , apenas Luís Sampaio continuou no meio musical , sendo hoje o teclista dos Delfins.

1 comentário:

santos disse...

Tiago Faden foi durante algum tempo A&R da Sony Portugal.