O grupo Hosanna apareceu na cena Rock nacional em 1974, com um estilo muito próximo do Hard Rock , influenciado por grupos como os Deep Purple ou os Black Sabath.
Constituídos por João Carlos ( voz), Mário Ceia ( bateria), Agnelo Monteiro ( teclas) , Alberto Gomes (guitarras) e Zé André ( baixo), os Hosanna eram dos grupos portugueses que mais actuações faziam, em Portugal.
Tocando sobretudo em Bailes de Finalistas e outras festas dos estudantes liceais, o grupo conseguiu arregimentar uma grande legião de fãs.
A indumentária dos membros da banda ( calças à boca de sino e cabelo comprido) era uma das imagens de marca do grupo.
Nunca chegaram a gravar qualquer disco porque ,na época, tal era muito difícil; mesmo para grupos como os Hosanna que tinham público fiel.
O seu repertório era composto por temas cantados em português , dentro do estilo Rock pesado.
Ficaram famosos os sons que Agnelo conseguia tirar dos seus diversos teclados ( e do "Lesley" a eles associado), sobrepostos uns nos outros ( e tantos eles eram que o músico tinha que usar um cavalete para conseguir tocar no mais elevado), tal como as "performances" de João Carlos.
Em 1978 dá-se uma mudança no line-up da banda: saem João Carlos( que passa a ser vocalista dos Ferro & Fogo) e Mário Ceia e entram para os seus lugares, respectivamente Aristides Serafim e João Teixeira.
O grupo faz muitos espectáculos nos distritos de Castelo Branco e Guarda( no Liceu da Guarda, sobretudo) . Em 21 de Novembro de 1979, o grupo participa num Baile de Finalistas do Externato Secundário do Sabugal , que motivou um artigo na revista " Rock em Portugal" , à época o único meio de comunicação social que se referia, quase exclusivamente, ao Rock português.
É preciso notar que Rui Veloso ainda não tinha surgido na cena musical.
Das suas composições , a que ficou mais conhecida foi " Se eu Fosse Deus ou Rei", com letra de João Teixeira e música de Agnelo Monteiro.
O grupo termina a sua carreira em 1980. João Teixeira consegue um contrato discográfico, em 1982, e sob o pseudónimo de JTX chega a gravar e editar um LP, com um tipo de música próximo do Pop. Experiência que não teve continuidade e ninguém mais ouviu falar de JTX.
Agnelo passa a tocar em grupos de baile e João Carlos continua , ainda hoje, com os Ferro & Fogo. Dos restantes elementos não se voltou a ouvir falar no panorama musical português.
03 abril 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário