13 abril 2005

BIOGRAFIA HERÓIS DO MAR

Após o fim do grupo Corpo Diplomático, em Setembro de 1980, Pedro Ayres Magalhães recruta António José de Almeida ( baterista dos Tantra) e Rui Pregal da Cunha para dar corpo a um novo projecto intitulado Heróis do Mar.

Continuavam com Pedro Ayres , vindos do Corpo Diplomático Carlos Maria Trindade e Paulo Pedro Gonçalves.

Após vários meses de ensaios, os Heróis do Mar lançam o seu primeiro single em Agosto de 1981. Este disco continha os temas "Saudade" e "Brava Dança dos Heróis".

O grupo reflecte alguma estética nacionalista nas suas roupas e nas letras das canções. Houve , até, quem os acusasse de neofascistas ou neonazis.

O seu LP de estreia contém os temas do single e outros como " Magia Papoila", por exemplo.

O seu estilo musical, de início, ainda que próximo de algumas fontes portuguesas ia beber ao fenómeno neo- romântico que despontava em Inglaterra capitaneado por grupos como os Spandau Ballet ou os Duran Duran.

Em Junho de 1982 é editado o máxi-single "O Amor", o seu primeiro megasucesso comercial. Este disco conta, no lado B, com uma versão em que canta Né Ladeiras , artista com a qual os Heróis do Mar tinham gravado ( enquanto músicos de estúdio) o LP " Alhur".

Em Agosto seguinte tocam na primeira parte do concerto dos King Crimson e dos Roxy Music, que os levam até Paris para actuarem na primeira parte da sua actuação em França..

O seu segundo disco " Mãe" tinha uma bela capa, mas apresentava fragilidades a nível das vocalizações de Rui Pregal e nenhuma canção deste disco se consegue impor com sucesso.

O seu disco seguinte ( "Paixão") obtém , finalmente, o êxito que tinha fugido com " Mãe" e leva a revista inglesa " The Face" a considerar os Heróis como o melhor grupo de Rock da Europa.

Os músicos dos Heróis são os acompanhantes de António Variações no seu segundo disco " Dar & Receber", gravado em 1984.

Neste ano , em 14 de Março, os Heróis do Mar dão um espectáculo no Salão da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, na cidade da Guarda. Este espectáculo decorreu durante a tarde e teve pouco público a assistir. Na segunda parte actuaram os Jafúmega , espectáculo a que este cronista já assistiu.

Segue-se a edição do disco " O Rapto" , que inclui "Supersticioso" e " Só Gosto de Ti". Os Heróis do Mar mudam de visual e apresentam-se com camisas rasgadas e tendo já muito pouco a ver com a sua estética nacionalista inicial.

Após lançarem no mercado outro single virado para as pistas de dança intitulado " Alegria" e terem participado em espectáculos no país e no estrangeiro, partem para Macau onde ficam um mês.

As vivências de Macau transportam-nas para o seu novo disco, justamente intitulado "Macau", gravado nos Estúdios de Paço de Arcos da Valentim de Carvalho, com quem tinham firmado contrato após divergências com a editora inicial, a Polygram.

" Macau" é completamente diferente daquilo que os Heróis do Mar fizeram até então. Musicalmente muito mais avançados, os Heróis abandonam as suas vestimentas e deixam a música falar por si própria.

Deste disco , o tema "Fado" teria um relativo sucesso. Pedro Ayres estava já, por esta época, com os Madredeus, o que retirava algum tempo aos Heróis do Mar.

António José de Almeida abandona o grupo, em 1988, e já não participa na gravação do último disco chamado "Heróis do Mar". A bateria é substituída por uma caixa de ritmos, nas gravações, e António Garcia (ex- Mler Ife Dada) é convidado para novo baterista. No entanto, ele não chegará a aquecer o lugar porque o grupo dá por terminadas as suas actividades, devido a diferentes opções dos seus elementos e a diferentes projectos onde, cada um , estava envolvido.

3 comentários:

Anónimo disse...

adorava ter a "So Gosto De Ti" dos Herois Do Mar, em mp3..
será q poderia posta-la, para posterior download?
ass.: Miguel Luis

Anónimo disse...

ou entao, se possivel.. q me pudesse mandar para o mail..

screamonfire@gmail.com

obrigado

Andrómeda disse...

Olá

Gostava de saber se é possível arranjar o código de canções dos Heróis do Mar para postar num blog.
Se souber, por favor poderia escrever-me para wendypann@msn.com ou então deixar um comentário no meu Blog?

Obrigada