29 março 2005

BIOGRAFIA QUARTETO 1111

A história do Quarteto 1111 começa no Estoril, em 1967, quando Michel Pereira( cujo número de telefone termina em 1111) se junta a José Cid , António Moniz Pereira e Jorge Moniz Pereira.
Estreiam-se com um single " A lenda de El-Rei D. Sebastião", que consegue ser o primeiro disco português a tocar no programa de rádio "Em Órbita", até aí só acessível à música anglo-saxónica.
Em 1968 concorrem ao festival RTP da Canção interpretando "Balada para D. Inês", que se classifica em 3.º lugar.
Algumas das canções do grupo tinham uma forte carga política, o que lhe valeu bastantes problemas com a censura.
Em 1970, Mário Rui Terra substitui Jorge Moniz e gravam o primeiro LP , simplesmente intitulado "Quarteto 1111". Este álbum foi mandado retirar do mercado, pela censura, por conter temas como " Domingo em Bidonville" e " Pigmentação".
Tozé Brito( vindo dos Pop Five Music Incorporated; outro dos nomes grandes do pop/Rock nacional) entra para a banda substituindo Mário Rui.
Começam a cantar em inglês e tentam a internacionalização com temas como "Back to The Country" e "Ode to The Beatles"
Em Agosto de 1971, o grupo actua no Festival de Vilar de Mouros, com um José Cid de barba e chapéu.
José Cid (que era o teclista do grupo) fica encantado com os sons que ouve no "Moog" de Manfred Mann (também presente em Vilar de Mouros) e não descansa enquanto não arranja um.
Em 1973 , José Cid toca "Moog" no disco " A Bruma Azul do Desejado" , gravado com Frei Hermano da Câmara e o Quarteto 1111.
Este foi o último disco que Cid gravou com o Quarteto, antes de abandonar. Mas, em 1974, o grupo já estava de novo reunido para gravar "Onde, Quando e Porquê, Cantamos Pessoas Vivas". Agora , para além de Cid , eram membros da banda o baterista Guilherme Inês, Mike Seargent , Tozé Brito e António Moniz Pereira.
A banda dura pouco tempo com esta formação e aparecerá uma formação totalmente nova (sem nenhum dos elementos originais) que usará o nome de Quarteto 1111.
O grupo original ainda se reagrupará em 1987, para gravar o single "Os Rios Nasceram Nossos", mas não tem continuidade.
Há reedições em CD do Quarteto 1111, para quem quiser ouvir o som produzido por esta banda pioneira do Rock português.

Sem comentários: