Pertencentes à mesma geração dos Sheiks, Chinchilas, Conjunto Mistério e outros, os Putónicos formaram-se em 1962, na Pontinha. Começaram por ser um conjunto de baile que tocava os êxitos do momento, para as pessoas dançarem.
Uma das suas formações era composta por Zé Pimentel ( guitarrra), Vítor Alves ( guitarra), Gino Garrido(voz), António Fernando ( baixo) e Vítor Capela ( bateria). Esta formação chegou a gravar alguns singles, com temas cantados em português. Gino Garrido era , aliás, um vocalista conhecido no meio musical, na época.
A banda foi sofrendo variadas mudanças de line-up, até que estabiliza, já nos anos 70, com Necas
(guitarrra), Alfredo Azinheira ( baixo), João Seixas ( voz),Óscar ( piano) e Mári Rui ( bateria). A maioria destes músicos tinha passado por grupos como os Petrus Castrus(que gravou um disco fundamental da música portuguesa " Mestre"- Para quando a sua reedição em CD?).
Em 1977 o grupo passa a ser conhecido pelo nome de A Ferro e Fogo/ Os Plutónicos e o seu circuito habitual são os bailes de finalistas e um ou outro concerto. Para além disso, eram obrigados a tocar em bailes das Festas Populares , para conseguirem sobreviver como profissionais.
A sua música, nos anos 70, estava próxima do Hard- Rock , com umas pequenas pinceladas de sinfonismo.
Compuseram temas que apresentavam nos seus espectáculos. Desses temas houve dois que se destacaram: "Timor" ( o primeiro tema de um grupo português a falar sobre a ex-colónia portuguesa, muito antes dos Trovante) e " Pássaro de Fogo"( um tema longo, ao estilo de opereta-rock que nunca chegou a ser representada, por falta de condições financeiras e técnicas), mas nunca foram gravados em disco.
Os Plutónicos mudam definitivamente de nome e passam a ser apenas Ferro& Fogo, quando o "boom" do Rock Português teve o seu início , através de Rui Veloso. Há mudanças na formação e João Seixas é substituído por João Carlos , vindo dos Hosanna.
A banda consegue contrato discográfico e edita dois singles ( um deles com tema " Santa Apolónia") e um LP ( intitulado "Vidas") , mas a gravação era tão má e o estilo musical tão estereotipado ( baseado nos velhos clichés do Hard- Rock) que a experiência não voltou a ser repetida.
João Seixas vai tocar bateria com o Novo Grupo de Júlio Pereira( com quem já tinha tocado nos Petrus Castrus) e Alfredo Azinheira recruta outro elemento e participa no Festival da Canção da RTP, em 1987; com o Duo Nevada ( e não é que a canção " Barco à Vela" , que era um perfeito exemplo do mais puro neo- nacional-cançonetismo foi a apurada para ir à Eurovisão representar Portugal!!).
O Ferro & Fogo ainda hoje continuam em actividade , tocando música de cópia em Festas Populares. Da formação dos anos 70 ainda conservam João Carlos e Necas.
Os Plutónicos / Ferro & Fogo são, pois, uma das formações com maior longevidade no panorama do Rock nacional. Desde os tempos do ié ié até hoje, 39 anos de música. Convenhamos que é obra!!
23 março 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário