31 março 2005

BIOGRAFIA GO GRAAL BLUES BAND

A Go Graal Blues Band forma-se em 1977 , como grupo que se dedicava a tocar e cantar Blues. Após várias atribulações a formação estabiliza com Paulo Gonzo ( Voz e Harmónica), João Allain ( Guitarra), Raul Barrigas dos Anjos ( Bateria) , Augusto Mayer( Harmónica) , António Ferro ( Baixo), J. Esteves ( Guitarra) e João Cordeiro ( Voz Principal).
A empresa discográfica Imavox firma contrato com o grupo e edita o LP " Go Graal Blues Band", em 1979. Neste trabalho o grupo assume ,totalmente, uma postura dedicada aos Blues eléctricos, em temas como " Baby, I Wanna...", "The Fault Is Her Own" e " The Last One". Também há lugar para as baladas, tais como "Leonor's" ou " For Ma Babe... Gonzo Pleasure".
O disco contém um pequeno texto onde Jaime Fernandes, produtor e conhecido radialista se debruça sobre a carreira da banda e afirma que se trata do grupo mais "teimoso" que já conheceu. A Go Graal é um dos grupos portugueses da época que dá mais concertos, sobretudo para estudantes.
Apesar de cantar em inglês, conseguem bastante sucesso e passam, quase incólume o "boom" do Rock Português, sem necessitar de mudar de linguagem.
Em 1980, a banda lança o single " They Send Me Away", com um som mais Rock, bastante próximo de uns Dr. Feelgood.
Tó Andrade entra para a banda e, com produção de Luís Filipe Barros, sai o single "Lay Down" que atinge o primeiro lugar no Top do programa "Rock Em Stock", apresentado pelo mesmo Barros. Coincidências...
Em 82 sai um novo LP "White Traficc". Da formação original só já restam Gonzo e Allain. O baixo é de Fernando Delaere e a bateria de Hippo Birdie. A evolução musical do grupo é bem notória e a sua caminhada rumo ao sucesso ( não tanto de vendas de discos, mas sim de espectáculos), também. Deste disco fazem parte temas como " N'Roll", "Lonely" , "Guetto Drunk" e o verdadeiro momento em que se juntam todos os amigos da banda para cantarem em coro no tema " Hot River" ( fazem parte do coro João David Nunes, Frodo, Fernando Quinas e João Magalhães).
No Baile de Finalistas da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, realizado em 13 de Janeiro de 1983 , lá está como cabeça de cartaz a Go Graal Blues Band . Espectáculo magnífico , com grande participação do público...
Divergências internas quanto à autoria dos temas levam à saída de Delaere e Birdie ( que vão para a "trupe" de Garcez- Os Roxigénio e , mais tarde, para os UHF) e novos membros são recrutados: Mário Pereira ( ou Márito) , natural de Vale de Espinho ( Sabugal), ex- elemento do grupo Spartaks ,da Guarda; entra para a bateria e Henrique Leite vai para o baixo. Com esta formação é editado o Mini- LP " Blackmail" onde se encontram temas de Blues /Rock fabulosos como "Champagne All Night", "Love Fashion"ou " Midnight Killer". Nunca a Go Graal Blues Band soou tão pesada como nesta fase.
Em 85 é editado um máxi-single intitulado "Dirty Brown City", com uma bonita capa (como é apanágio da banda) e actuam , no ano seguinte na Praça de Touros de Aldeia da Ponte, fazendo a primeira parte dos Xutos e Pontapés.
Nova mudança na formação ( tal como os UHF, a Go Graal Blues Band é dos grupos de Pop/Rock portugueses que teve mais instabilidade nos seus line-ups ) com a reentrada de Tó Andrade para o baixo e a edição do definitivo álbum " "So Down Train", com uma sonoridade mais amadurecida e publicação das letras das canções no "encarte" do LP.
Saído em 1987, longe do sucesso de outras épocas , o último disco da Go Graal traz-nos temas como " They Don't Give a Damn", "A Little Bit" ou "City Lights". O fracasso comercial do disco e posterior repercussão em termos de espectáculos, leva à extinção de um dos grupos mais marcantes da música Blues/ Rock em Portugal.
Paulo Gonzo lança-se numa carreira a solo que teria o seu apogeu em 1997 com o CD "Quase Tudo".
Infelizmente nunca nenhum disco da Go Graal Blues Band foi reeditado em CD e remasterizado, para que as novas gerações conheçam uma grande banda de Rock portuguesa

3 comentários:

Anónimo disse...

Grande banda e que falta faz não ter continuado no activo. Um abraço para o vosso trabalho neste blogue.

MARTA disse...

o Jose e não joão cordeiro está vivo e vive os blues.esperem.

Wesley Byrujah disse...

tem download aqui nesse blog?

http://wesleybyrujah.blogspot.com.br