12 março 2005

BIOGRAFIA DOS FAÍSCAS E CORPO DIPLOMÁTICO

Rocky Tango, Dedos Tubarão, John Lee Finuras e Gato Dinamite formaram, em 1978, a primeira banda Punk portuguesa, que a par com os Aqui D'El Rock protagonizaram alguns momentos inesquecíveis do Rock em Portugal.
Se os Aqui D'El Rock chegaram a gravar dois singles, os Faíscas de Dedos Tubarão não deixaram nenhum registo discográfico para a posteridade.
Começando por tocar na boite "Brown's", em Lisboa, os Faíscas tiveram como road manager Zé Pedro que viria a formar os Xutos e Pontapés. O seu primeiro espectáculo aconteceu em Lisboa, no Festival da Revista "Música e Som", onde tocaram 13 temas (de clássicos do rockabilly como "Roll Over Beethoven" a temas originais como "Não Perdes Pela Demora" ou "Faca Na Barriga".
O grupo dura pouco tempo, mas ainda faz alguns espectáculos pelo país, entre os quais um no dia 27 de Maio de 1978, no Cine - Teatro do Sabugal, que ficou na memória de todos quantos a ele assistiram, não tanto pela música, mas pelas peripécias associadas a tal espectáculo. Foi uma noite de Punk a valer que incluiu tudo o que se associa a um espectáculo Punk.
Aos músicos dos Faíscas juntam-se Ultravioleta e Carlos Maria (Trindade) e surgem os Corpo Diplomático, que se estreiam ao vivo no concerto dos norte - americanos Tubes, em Cascais. Este novo grupo era o primeiro, em Portugal, a enveredar pelos caminhos da New - Wave.
Apadrinhados por António Sérgio, produtor e apresentador de programas de rádio e o primeiro divulgador em Portugal da música Punk e New - Wave, os Corpo Diplomático gravam o single numerado e em edição limitada "A Festa do Bruno", que inclui no lado B a versão de "Engrenagem" tema de José Mário Branco. Foi o primeiro grupo português que se atreveu a fazer uma revisão tão radical dum tema de música de intervenção.
Em 1979, a banda edita o LP "Música Moderna", com uma magnifica capa cedida pela Associação de Amizade Portugal - China. Embora se trate de um disco soberbo, não obtém os favores dos programas de rádio em voga e passa completamente despercebido ao grande público. Temas como "Lisboa", "Amor de Guichet" ou "Bombista" provam bem a capacidade do grupo e a sua criatividade.
O seu "calcanhar de Aquiles" são as vozes, que não resultam tão bem quanto o esperado. O grupo entra numa fase de substituições de elementos a acaba por se desfazer. Os seus elementos formam, logo a seguir, outro grupo que ficará na história do Pop/Rock português: os Heróis do Mar.
De músicos Punk até aos dias de hoje, os elementos que constituíram os Faíscas e os Corpo Diplomático continuam a dar cartas na música portuguesa. Efectivamente, Dedos Tubarão é Pedro Ayres Magalhães dos Madredeus; Gato Dinamite é Emanuel Ramalho, que foi baterista dos Delfins e Rocky Tango é Paulo Pedro Gonçalves dos LX 90, dos Kick Out The Jams e dos Ovelha Negra.

Sem comentários: