19 fevereiro 2011

Uma foto de Luís Miguéns, dos HOBNOB (do facebook de Luís Miguéns)

Uma banda a actuar no Concurso Só Rock, nos anos 80, no Jardim da Sereia, em Coimbra

A primeira formação dos HOSANNA (do facebook de Luís Miguéns)

Cartaz de um concerto nos anos 70 (do facebook de luís Miguéns)

O novo video dos ÖLGA - FREE ENTRANCE!

Dico publica "Breve História do Metal Português" no blogue SounD(/)ZonE

Lisboa, 19 de Fevereiro de 2011 - Antigo músico, jornalista e crítico de música, Dico publica actualmente no blogue SounD(/)ZonE o trabalho de investigação "Breve História do Metal Português".

Este artigo de fundo será disponibilizado em quatro partes, cada uma delas incidindo numa década específica – desde os anos 60 até à década de 90. Com este trabalho Dico pretende dar a conhecer os verdadeiros primórdios da música pesada nacional e sua evolução no tempo, "contando uma história esquecida e desconhecida por muitos".

Segundo o autor, "ao contrário do que muitos fãs julgam a génese do Metal português não reside na década de oitenta. Com efeito, há toda uma vasta história pré-anos 80 escrita a sangue, suor e lágrimas por grupos cuja existência deve ser lembrada e preservada. Muito antes dos NZZN ou dos Tarantula, bandas como os Beatnicks, Xarhanga, Pop Five Music Incorporated, Heavy Band, Psico ou Arte & Ofício já haviam editado discos e percorrido o país em inúmeros espectáculos".

Os artigos, disponíveis em http://soundzonemagazine.blogspot.com/2010/09/breve-historia-do-metal-portugues.html , são compostos por passagens de contextualização história, política, social e musical, bem como por biografias das bandas retratadas. Publicados online com uma periodicidade bimestral, os artigos são sujeitos às actualizações necessárias, sempre que tal se justifique. Já podem ser lidos os textos sobre os anos 60 e 70, até ao 25 de Abril. Na primeira semana de Abril ficará disponível o restante texto incidindo nos anos 70, desta feita desde 1975 até 1979.

A entrevista no SounD(/)ZonE já pode ser lida em http://soundzonemagazine.blogspot.com/2011/02/entrevista-dico_06.html

Notícia no site da revista brasileira Rock Brigade em http://www2.rockbrigade.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3044&Itemid=1

Para entrevistas contactar através do email dicopt@yahoo.com

Sobre o autor:
Dico foi baterista dos Paranóia (banda pioneira do Noisecore nacional), Dinosaur (com quem gravou temas e vídeoclips clássicos do Metal português), Sacred Sin (gravando com estes o aclamado álbum de estreia, Darkside), Timeless e Powersource. Enquanto jornalista de música colaborou em revistas (Riff, Massacre! e Blast!), sites (123Som.com, MetalOpenMind) e blogues. Fundou, entre outros, os blogues Metal Incandescente e A a Z do Metal Português, considerados referências no meio. Actualmente escreve artigos de opinião e crónicas em sites e revistas online.

12 fevereiro 2011

Uma foto dos ROXIGÉNIO

Uma foto dos VASCO DA GAMA, ao vivo nos anos 80

Uma foto dos PSICO, ao vivo, em 1973

Uma foto dos STICK, ao vivo

Uma foto dos PENTÁGONO, nos anos 70

Uma foto de uma banda não identificada onde tocava Luís Firmino (o segundo a contar da esquerda) (anos 70)

Uma foto da GO GRAAL BLUES BAND, ao vivo

Uma foto de OS NÚCLEOS, banda dos anos 60 , com António Garcez como vocalista

Uma foto de António Garcez

Os ARTE & OFÍCIO, ao vivo, nos anos 70

Bilhete de um concerto da GO GRAAL BLUES BAND

Os SPARTAK'S, uma banda de "covers" da cidade da Guarda, nos anos 70; onde tocava o baterista Mário Pereira (futuro GO GRAAL).

Esta banda tocou com ANANGA-RANGA, HOSANNA, TANTRA, ARTE & OFÍCIO, PSICO, etc.

"Vem Daí", dos NZZN, em vídeo