25 outubro 2010

Entrevista com os FACE OCULTA

1 .Há quantos anos existem os Face Oculta? E qual a média de idades dos membros da banda?(Alexandre): A banda faz 3 anos em Maio do ano que vem. A média (aritmética) de idades é de 28 anos.
2. Os Face Oculta só cantam em português? O que pretendem comunicar com as letras das vossas canções?(Alexandre):Sim, os nosso originais são todos em português. Pretendemos expressar sentimentos diversos, desde os mais extremos aos mais periféricos. Usamos metáforas e figuras míticas para lhes conferir uma aura poética.
3. Não é muito comum uma banda de rock em Portugal ter um instrumentista do sexo feminino. Qual a reacção do público ao facto de haver na banda uma guitarrista?(Alexandre): Actualmente até temos duas instrumentistas do sexo feminino.
(Cátia): O público reage com admiração, pois como dizes, não é muito comum. Além disso, sou bastante jovem, o que proporciona algum interesse e curiosidade por parte do público.
(Yolanda): Eu noto que a primeira reacção é de admiração, mas depois acabam sempre por reagir de forma bastante carinhosa.
4. Tem sido difícil à banda conseguir impor-se no circuito de concertos, em Portugal? E como surgiu a oportunidade de conseguir datas em Espanha?(Yolanda):Não tem sido difícil, aliás, tem sido um processo normal. Portugal tem muitos locais para tocar, e nós já percorremos o país quase todo. Datas em Espanha... Espanha fica mesmo aqui ao lado!
5. A banda inscreve-se no estilo "heavy rock". Em Portugal há muitos apreciadores deste estilo de música (os "headbangers"). São só esses que frequentam os vossos concertos ou o público é mais abrangente?(Telmo): O público é muito diversificado. Temos pessoas de várias faixas etárias, vários estilos e gostos musicais. Não temos apenas "um tipo" de público, até porque isso nos limitava.
(Alexandre) : O público adere por diversas razões: Uns porque gostam do nosso "heavy rock", outras porque cantamos em Português, etc. Portanto não há apenas "um" tipo" de público, o que até se entende porque o nosso som não se enclausura num único estilo ou padrão. Somos "alquimistas", o que faz com que o nosso som seja diversificado. Neste momento estamos no Norte do país, onde demos um concerto ontem, e posso dizer-te que havia lá todo o tipo de pessoas: ambos os sexos, várias idades e vários estilos.
6.O que pensam do estado actual da música, em geral, no nosso país?(Yolanda): Existem muitas bandas no nosso país. Embora haja qualidade, poderia haver mais apoio por parte das entidades competentes ( Câmaras Municipais, Ministério da Cultura, etc) e há cada vez menos eventos e iniciativas com boas condições.
(Alexandre): Creio que continua a haver muita importação cultural. Achamos que o que vem de fora é sempre melhor, e hoje em dia sabemos que já não é bem assim. Portugal corre o risco de ficar sem boas bandas / músicos num futuro breve, pois há já algumas bandas a virar as costas ao nosso país e a procurar editoras e managments para se lançarem lá fora.
7. Numa época em que tudo é lançado pela Internet, porque decidiram editar um EP em formato físico?(Cátia) - Ainda somos humanos, não somos robots. Hoje em dia a juventude está muito dependente da tecnologia e isso cria um distanciamento entre o que é real e o que é virtual. Não se devia perder o espírito que havia há uns tempos atrás em que o pessoal saía para a rua e convivia, e as pessoas estavam mais próximas umas das outras.
(Alexandre): A internet tem muitas vantagens, tal como a divulgação, etc, mas para nós, isso não chega. A melhor forma de divulgarmos o nosso trabalho é a dar concertos ao vivo, e vender o nosso EP, em formato físico e conviver de perto com as pessoas. Costumo dizer que fazemos amigos por esse Portugal fora. Mas não amigos como os do "Facebook", mas sim daqueles que nos abraçam quando nos vêem.
8. Quais são os grupos portugueses (de várias épocas) que consideram que vos possam ter influenciado?(Alexandre): A verdade é que até nem nos influenciaram. Escrevemos em português para que a mensagem seja mais directa e porque amamos a nossa língua. De resto, talvez sejamos influenciados, isso sim, pela génese do rock mais pesado dos primórdios dos anos 80, mas não por nenhuma banda em particular. Lembro-me, na minha juventude de ouvir ( e ver também) algumas bandas mais pesadas, os NZZN, os STS Paranoid, os Xeque-Mate, etc, que na altura eram grandes bandas e cantavam em português. O público amava-os porque se identificava com as suas letras. Costumam referir-nos essas bandas quando nos ouvem, o que é motivo de grande orgulho para nós.
9. Qual é a formação actual dos Face Oculta?Alexandre - Guitarra solo e voz
Cátia - Guitarra ritmo e voz
Telmo - Bateria
Yolanda - Teclados
10. O nome da banda é bastante mediático, devido ao processo judicial com o mesmo nome. Acham que este facto vos poderá beneficiar ou prejudicar?A banda existe antes desse termo policial ser público. Nem nunca nos prejudicou nem beneficiou. Embora, quando rebentou o escândalo, alguma imprensa nos tivesse procurado para saber se tínhamos alguma inspiração relacionada com o caso.
Obrigado e continuação de bom trabalho para o vosso blog

Sem comentários: