11 abril 2010

FESTIVAL SANTOS DA CASA 2010



De 16 de Abril a 1 de Maio a cidade de Coimbra acolhe a 12ª edição do Festival Santos da Casa.
O Santos da Casa é o mais antigo programa de rádio inteiramente dedicado à música portuguesa. No ar desde 1992.
Diariamente entre as 19h e as 20h na antena dos 107.9FM, Fausto da Silva e Nuno Ávila levam o ouvinte numa viagem de uma hora pela música portuguesa.
A qualquer hora do dia ou noite em http://santosdacasa.blogspot.com, notícias, reportagens e críticas a discos. O blog existe desde 2003, com posts diários.
Com este festival pretende-se dar a conhecer ao público as bandas que o programa e o blog divulgam, dando primazia a bandas que nunca tenham actuado nesta cidade.


DIA 16 DE ABRIL
THE AMAZING FLYING PONY
ROCK
VIA LATINA
23h00
www.myspace.com/theamazingflyingpony

“Rock. Desconstruído. Com cheiro a pós-punk. Sem perder contudo a modernidade.
Uma voz feminina, a de Nancy Knox, potente e invulgar que marca toda a diferença.
Assim de cabeça, lembram à primeira The Slits, X-Ray Spex e The Raincoats e os mais recentes Yeah Yeah Yeahs.
Contudo, os The Amazing Flying Pony, têm os pés muito bem assentes na terra e o seu trilho muito bem definido. Criam por isso um som muito próprio. Cheio de energia contagiante.(…)”

In press da banda


DIA 17 DE ABRIL
INTERM.ISSION
ROCK
FNAC
22h00
www.myspace.com/interm.ission

“Os Interm.Ission são uma banda de Barcelos que faz jus à tradição sónica da cidade e revela-nos um trio rock com uma consistência e maturidade que dão prova de experiência acumulada. No "centro das descargas eléctricas" estão melodias simples e certeiras que na sua repetição evocam imagens de uma beleza negra que Filipe Miranda resgata ao mesmo universo lírico dos seus Kafka ou do seu alter ego The Partisan Seed".

In press da banda

DIA 22 DE ABRIL
DJ RIDE
HIP HOP
FNAC
22h00
www.myspace.com/ridept

“O hip hop foi sempre, por definição, o terreno do real, da rua, do concreto. A metáfora, quando aflora nas rimas, é quase sempre para reforçar a ideia de realidade, por analogia. Por tudo isto, é entusiasmante ver como um criador usa a música não para escapar dessa realidade, mas praticamente para inventar uma nova dimensão. Ride é esse criador (…)”

Rui Miguel Abreu in press do artista





DIA 23 DE ABRIL
B FACHADA
POP/ FOLQUE(LORE)
SALÃO BRAZIL
23h00
www.myspace.com/bfachada

“Se não é nome de grupo, nem sequer uma identidade então o que representa b (fachada) se não a designação do projecto mais interessante a mover-se no panorama underground português. b (fachada) é um meio para atingir um fim, e o fim é transmitir os contos do dia a dia, de uma forma extravagante sem deixar de ser contida no seu mundo, cada tema ecoa como se duma ode poética se tratasse.
No seu myspace b (fachada) descreve a sua arte como “folque muito erudita”, e são nessas palavras que pensamos quando ouvimos a guitarra em tudo portuguesa menos na forma a acompanhar a voz que lembra a do poeta que declama com língua tão afiada quanto certeira.”

In http://mynameisindie.blogspot.com


DIA 24 DE ABRIL
YOU CAN’T WIN, CHARLIE BROWN
FOLK/POP
ARTE À PARTE
22h00
www.myspace.com/youcantwincharlieb

“(…)Há, portanto, duas bandas: a desenhada e a banda You Can’t Win, Charlie Brown. E até têm tons semelhantes. A melancolia domina ambas, mas sempre com humor.(…)
(…)A música é quase folk, feita de repetições, sejam de vozes, guitarras, piano ou percussão, que vão acumulando pormenores minuciosamente desenhados e voltas inesperadas. A aleatoriedade subjacente à vida às vezes tem destes acasos fortuitos. É esperar que a banda não tenha a sorte da personagem que não pode ganhar.(…)”

Rodrigo Nogueira In http://www.optimusdiscos.com

DIA 30 DE ABRIL
PAUS
ROCK
VIA LATINA
23h00
www.myspace.com/bandapaus

“Para uma banda com apenas uma demo, os Paus já tiveram uma exposição fora do comum. É claro que ajuda esta ser composta por membros de outras excelentes bandas portuguesas – Makoto Yagyu (If Lucy Fell e Riding Pânico), Hélio Morais (If Lucy Fell e Linda Martini), Shela (If Lucy Fell e Riding Pânico) e Quim Albergaria (Caveira e Vicious Five – estes últimos entretanto extintos).
A ‘bateria siamesa’ como eles lhes chamam, tem dado que falar. Depois há um baixo e ainda teclados. As vozes não têm palavras (…)”.

In http://imafraiddave.wordpress.com





DIA 1 DE MAIO
“SIGNIFICADO - A MÚSICA PORTUGUESA SE GOSTASSE DELA PRÓPRIA”
Mostra de documentário e conversa com o realizador Tiago Pereira e outros convidados
FNAC
21h00

A propósito de quarto irmãos músicos, fundadores da Associação Cultural d’Orfeu localizada em Águeda, constrói-se uma génese da música tradicional portuguesa para em seguida se alargar a outros contextos e colocar-se a seguinte pergunta: como seria a música portuguesa se gostasse dela própria?

Trailer aqui
http://www.vimeo.com/8818449





Sem comentários: