12 agosto 2009

BIOGRAFIA HOSANNA (corrigida)

O grupo Hosanna apareceu na cena Rock nacional em 1974, com um estilo muito próximo do Hard Rock , influenciado por grupos como os Deep Purple ou os Black Sabath.
Constituídos por Virgílio (voz), Zé André (baixo), Jorge Bilas (guitarra), Dógora (bateria),Leca (teclas) e Luís Miguéns (guitarra) *, os Hosanna eram dos grupos portugueses que mais actuações faziam, em Portugal.
Passado pouco tempo, a formação muda e só fica Zé André. Entram Alberto Gomes, Agnelo Monteiro, Celso,João Carlos, Mário Ceia e Agnelo Monteiro **.
Tocando sobretudo em Bailes de Finalistas e outras festas dos estudantes liceais, o grupo conseguiu arregimentar uma grande legião de fãs.
A indumentária dos membros da banda ( calças à boca de sino e cabelo comprido) era uma das imagens de marca do grupo.
Nunca chegaram a gravar qualquer disco porque ,na época, tal era muito difícil; mesmo para grupos como os Hosanna que tinham público fiel.
O seu repertório era composto por temas cantados em português , dentro do estilo Rock pesado.
Ficaram famosos os sons que Agnelo conseguia tirar dos seus diversos teclados ( e do "Lesley" a eles associado), sobrepostos uns nos outros, tal como as "performances" de João Carlos.
Em 1978 dá-se uma mudança no line-up da banda: saem João Carlos( que passa a ser vocalista dos A Ferro e Fogo) e Mário Ceia e entram para os seus lugares, respectivamente João Teixeira e Aristides Serafim.
O grupo faz muitos espectáculos nos distritos de Castelo Branco e Guarda. Em 21 de Novembro de 1979, o grupo actua num Baile de Finalistas do Externato Secundário do Sabugal , que motivou um artigo na revista " Rock em Portugal" , à época o único meio de comunicação social que se referia, quase exclusivamente, ao Rock português.
É preciso notar que Rui Veloso ainda não tinha surgido na cena musical.
Das suas composições , a que ficou mais conhecida foi " Se eu Fosse Deus ou Rei", com letra de João Teixeira e música de Agnelo Monteiro.
O grupo termina a sua carreira em 1980. João Teixeira consegue um contrato discográfico, em 1982, e sob o pseudónimo de JTX chega a gravar e editar um LP, com um tipo de música próximo da Pop. Experiência que não teve continuidade e ninguém mais ouviu falar de JTX.
Agnelo passa a tocar em grupos de baile e João Carlos continua , ainda hoje, com os Ferro & Fogo (que sucederam aos A Ferro e Fogo).

* Esta formação foi a que foi publicada na segunda e terceira edições do meu livro – informação prestada por Luís Miguéns, aliás com um agradecimento no início das edições.

** Hoje recebi a informação, prestada num comentário deste blog, por um filho de um dos membros, chamado Pedro, (embora não refira de que membro era filho) de que a banda se iniciou em 1974 com esta formação: Jorge Horta (guitarra), Dógora (bateria), Zé André (baixo), Vírgilio (vocalista), e Agnelo (teclas).

Há aqui contradições porque, segundo Luís Miguéns, o Agnelo não foi fundador. No entanto, em conversa com um músico da época ( Luís Miguel Luz, dos Perspectiva) foi-me dito que, na realidade, os Hosanna eram conhecidos como o grupo do “indiano” (Agnelo), o que é referido nas revistas da época.
É , realmente, difícil conseguir encontrar a verdade, neste como noutros grupos, porque vários membros passaram pelas formações e cada um tem uma perspectiva diferente do que se passou.
Ontem, por exemplo, recebi um e-mail de um membro dos Perspectiva (Vítor Ferrão, a viver em Espanha) que diz ser fundador e apresenta a formação original com outros membros (embora refira que os que gravaram os dois singles já eram outros).

20 comentários:

Pedro Gaspar disse...

Agradeco a rectificação que foi feita no dia 12/08/09 sobre a biografia do hosanna. Lembro que o meu pai foi o baterista (Dogora) e que esteve na banda desde 1974 a 1976.
Está correcta a afirmação de Luis Miguéns quando diz que o Agnelo (teclas) nao foi o fundador.
Mais uma vêz obrigado

P.S.o meu pai(dogora) gostaria se fosse possivel de ter o contacto de Luis Miguéns pessoa que ele já nao vê desde 1974.

Pedro Gaspar.

ARISTIDES DUARTE disse...

Olá Pedro:

O único contacto que eu tenho do Luís Miguéns é este:


luismiguens@netcabo.pt

ARISTIDES DUARTE disse...

Já agora refiro que o Luís Miguéns foi membro do grupo MICRO, uma banda que gravou um single, nos anos 80

Pedro Gaspar disse...

Olá sou o pedro tenho duas fotos do hosanna e gostava de velas neste site como o poderei fazer?
Obrigado.

ARISTIDES DUARTE disse...

Olá

Para eu clocar neste blog as fotos dos HOSANNA é só enviá-las para o e-mail

akapunkrural@gmail.com

Pedro Silva disse...

Boa tarde sr. Aristides Duarte

Antes de mais gostava de o felicitar pelo fantástico testemunho que aqui deixa neste espaço blogosférico a todos os aficionados da história do Rock em Portugal! Os meus parabéns!

E escrevo-lhe também para lhe fazer uma sugestão.
Houve em tempos uma banda portuguesa -do inicio dos anos 70- que dizem quem os viu actuar, ser um verdadeiro caso de sucesso entre os "jovens rebeldes" da zona de Benfica. A banda chamava-se "Renovação" e tinha como vocalista..o João Carlos ( que viria a integrar os Hosanna e os Ferro e Fogo). Esta foi portanto a sua primeira banda e arrisco-me a dizer que foi também aquela que melhores recordações lhe traz. O meu pai assistiu a concertos vários desta banda e dizia que não havia banda igual: a genialidade dos seus intérpretes, aliados ao seu "look" arrojado fizeram destes tipos um caso sério de popularidade daquela zona de Lisboa, apesar dos poucos anos de existência.
Sei que o seu reportório se baseava nas grandes bandas do panorama hard-rock da época, tais como Deep Purple, Uriah Heep, Led Zeppelin ou Black Sabbath. Mas pouco mais sei sobre eles.

Considero portanto que seria muito útil para o blog, que o Aristides Duarte conseguisse entrar em contacto com o João Carlos para que possamos ter neste espaço uma biografia completa da banda bem como algumas fotos que possam acompanhar esta descrição.

Um abraço e continuação de um óptimo blog! Rock On!

ARISTIDES DUARTE disse...

Obrigado Pedro Silva. Nunca vi os Renovação ao vivo. Só li algumas sobre eles. No entanto, acho que o João Carlos não liga a estas coisas. Opinião minha.
Se alguéwm tiver algo para eu publicar, agradeço.

Edward Soja disse...

Também seria útil - informação em falta - precisar de onde vinham os Hosanna.

A banda nasceu... em Lisboa (enjeito eu...)?

Jorge Bilas disse...

olá Pedro Dogora! dá cumprimentos ao teu pai. eu sou o Jorge Bilas. o Zé André quer voltar a formar o Hosanna. envia-me o número de telefone do teu pai, por favor. cumprimentos

my.music@live.com.pt

Andrew Black disse...

Então os Hossana não chegaram a gravar uma canção chamada "Super-Homem"? Gostava que eles metessem alguma música no youtube, e gostava ainda mais que voltassem a juntar-se. Ainda hoje toda a gente se lembra das actuações ímpares desses grandes performers. De vez em quando volta a ser tema de conversa, sobretudo os teclados sobrepostos e as acrobacias do teclista, com luzinhas na indumentária!

ARISTIDES DUARTE disse...

Não. Os Hosanna não gravaram nada. O "Super-Homem" é dos Ferro & Fogo.

Marta Martins disse...

Lembrem-se do Slay!
Foi vocalista ainda antes do Virgilio.
Ambos muito meus amigos.

Carlos Barradas

Pedro Gaspar disse...

Jorge já enviei o numero de telemovel do meu pai para esse email.

Um abraço do meu pai "Dogora"




Pedro Gaspar

Anónimo disse...

http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/527554_314335438639851_1010424084_n.jpg

Sérgio Valadares disse...

A música Super Homem, fazia parre do repertório dos Hosanna, muitos anos antes de ssr gravada pelos Ferro & Fogo.
Fui técnico de luzes da banda vários anos.
A banda ensaiou durante muito tempo na Ajuda e depois em Santos.
Tinha uma enorme falange de seguidores em rodo o país.
Chegou a dar 3 concertos ao fim de semana. Era um esforço tremendo.
Foi a primeira banda em Portugal a apresentar um repertório exclusivamente composto por originais.
No entanto nunca conseguiu gravar discos, porque à época as rádios RTP só passavam música de intervenção.
Era uma banda espectacular, muito respeitada.
Penso que a melhor existente na região de Lisboa, à época.

Carlos Eduardo Silva disse...

Tens razão, Carlão. Também vi Hosanna com o Slay... Outros tempos...

Anónimo disse...

Tocoram no dia 15 de Abril em Sines no nosso Baile de Finalistas....espetacular

Anónimo disse...

1978 em Sines

Paulo Martins disse...

Boa tarde, voltando ao tema Hosanna, tenho ideia de que o teclista fundador é o Lecas ( ex free ) o Agnelo transita do Experiência assim como o Zé André.

Ana Garcez disse...

Alguém sabe o que foi feito do João Teixeira dos JTX?