18 abril 2009

RELATO DE UM CONCERTO DOS JÁFUMEGA , NA GUARDA, EM 1982

Os Jafumega formaram-se no Porto, em 1979.
Faziam parte da banda os irmãos Barreiros (Eugénio nas teclas e voz, Pedro no baixo e Mário na guitarra) que tinham pertencido ao grupo Mini – Pop, o qual teve um relativo sucesso no início dos anos 70, do século passado.
Para além destes, faziam parte da banda Luís Portugal (voz), Álvaro Marques (bateria) e José Nogueira (saxofone).
“Estamos Aí”, o seu primeiro disco era um LP, totalmente cantado em inglês. Foi lançado em 1980, pouco antes do “boom” do Rock português. Neste disco as vozes eram repartidas entre o vocalista principal (Luís Portugal) e Eugénio Barreiros.
Em 1981 lançam o single “Dá-me Lume” que continha, no lado B, o grande sucesso “Ribeira”. O refrão de “Ribeira” andava na boca de toda a gente (“A ponte é uma passagem… P’rá outra margem”). Aderiram, portanto à moda de cantar em português e em boa hora o fizeram.
No dia 31 de Janeiro de 1982 visitam a cidade da Guarda para um concerto integrado num Baile de Finalistas da Escola Secundária Afonso de Albuquerque.
Embora conhecidos do grande público não possuíam muito reportório, pelo que tiveram que recorrer às canções em inglês, do seu primeiro LP.
Nesse concerto também participou Rui Veloso (e a sua banda).
Os Jafumega apresentaram-se na Guarda sem o seu vocalista principal (Luís Portugal) que estava doente.
Mesmo assim, os Jafumega não deixaram os seus créditos por mãos alheias.
Eugénio Barreiros substituiu Luís Portugal nas vozes e o concerto foi fantástico. Só que existia uma diferença. A voz de Luís Portugal era (e é) aguda, próxima do falsete, e a de Eugénio Barreiros era grave. Ora, ouvir a “Ribeira” numa voz grave nunca imaginei ser possível. O que é certo é que Eugénio Barreiros não teve qualquer problema em cantar os temas que se tornaram famosos na voz de Luís Portugal.
Não sei se esta situação se repetiu mais alguma vez durante a existência dos Jafumega, que, durante a sua curta existência realizaram perto de 300 concertos.
Os Jafumega tinham alguns dos melhores músicos portugueses nas suas fileiras, pelo que, musicalmente, este concerto foi irrepreensível.
O concerto incluiu, para além de “Ribeira”, outros temas como “There You Are”, “Take Me To The Highway”, “Keep Your Girl” ou “Dá-me Lume”.
Também foram tocados alguns temas inéditos (que seriam editados algum tempo depois no LP “Jafumega”), tais como “Nó Cego” ou “Homem da Rádio”.
Este concerto, devido à situação anómala já descrita tornou-se, um dos concertos históricos a que assisti em toda a minha vida.
Os Jafumega regressariam à Guarda para outro concerto no mesmo palco no dia 14 de Março de 1984, quando já tinham uma carreira consolidada e só já cantavam temas em português. Também estive nesse concerto, mas gostei muito mais do concerto de Janeiro de 1982.

Sem comentários: