17 março 2009

NOVO PROJECTO: MÚSICA PROFANA

O projecto Música Profana, oriundo de Ponte de Lima, nasce do desejo do seu fundador Daniel Moreira em aliar o Metal a elementos da música Tradicional e Folk. O peso caracteristico do Metal é cortado por sons de concertinas e gaitas de foles, assim como pela voz feminina. A baixa afinação em Lá proporciona uma base instrumental sólida que contrasta com as melodias e instrumentos agudos.

Inteiramente cantadas em português por Catarina Lima, as canções baseiam-se em Mitos, Lendas e feitos históricos do povo português. O tema "Mostrengo" adaptado do poema de Fernando Pessoa (Mensagem) refere-se ao encontro mitológico que os nossos descobridores tiveram com Adamastor, já o "Mensageiro da Névoa" é inspirado no mito de D. Sabastião. "Pieira dos Lobos" é uma lenda da zona de Ponte de Lima e o "Canto do Poeta" (tema acústico) não tem qualquer base mitológica, podendo-se considerar uma homenagem à poesia.

Este Ep promocional tem como objectivo dar a conhecer e informar da existência deste projecto. Estes quatro temas são uma amostra do album que está em preparação e no qual se poderão encontrar temas onde se destaca a vertente Metal, mas também músicas acústicas de cariz mais Folk. Este é um projecto de colaborações, onde diversos convidados vão inserir instrumentos como didgeridoo, flauta, banjo, percussão tradicional e voz.


Género: Folk Metal
Ano de Formação: 2008
Cidade: Ponte de Lima
Membros:
Catarina Lima - Voz
Daniel Moreira - Instrumental, Voz Monstrenga

Colaborações neste Ep:
Paulo Afonso - Guitarra Acústica Solo em "Canto do Poeta"
Pedro Silva - Teclas em "Pieira dos Lobos"

Produção: Daniel Moreira

Contactos:
http://www.myspace.com/musicaprofana
musicaprofana@portugalmail.com
964145281

Sem comentários: