20 maio 2006

INCORRECTO? (reflexões extra e intra musicais)

Hoje vou ser incorrecto e polémico.
O Scolari não manda em mim. Não vou comprar o relógio e não vou pôr nenhuma bandeira na varanda.
Muito ante do Scolari vir para Portugal já eu tinha cumprido 16 meses numa organização que defende e pratica a luta armada ( o exército português).
E muita gente que põe as bandeirinhas safou-se da tropa alegando as mais espatafúrdias desculpas.
Nessa altura não vi essas pessoas com a bandeira, a quererem ir para a tropa defender Portugal. O que quiseram foi safar-se.
Não gosto de futebol (profissional entenda-se). Por que carga de água é que tenho que apoiar uma selecção que representa uma entidade chamada Federação Portuguesa de Futebol ( e nunca a República Portuguesa), se o futebol não me diz nada.
Será que a malta da bola também põe bandeiras, cada vez que os Madedeus actuam , com sucesso, no estrangeiro?
Outra coisa que me chateia, solenemente, é perguntarem a alguém sem vir nada a propósito, de que clube é que é?
Mas é obrigatório ser de um clube?
Será que alguém de bom senso pergunta a outra pessoa de que partido ou religião é?
Não alinho em histerias colectivas como a bandeira humana e outras cenas do género.
Simplesmente não acho piada.
Tal como não gosto de tunas académicas, Queimas das Fitas, Quim Barreiros e Tony Carreira.
Mas é obrigatório gostar?




24 comentários:

Carlos Vilafanha disse...

Também nunca consegui percebet porque raio é que temos de ter algum clube. Vivemos num país onde não há dinheiro para manter maternidades abertas, mas há para fazer estádios e um centro de estágio para a selecção.

António Caeiro disse...

... estádios que custaram muito dinheiro e que agora estão às moscas.
Ai portugal, portugal...

bissaide disse...

Aristides, concordo com o teu texto/manifesto! Nutro o mesmo sentimento de desinteresse em relação ao futebol, sendo que os Mundiais ou os Europeus em que Portugal participa acabam por ser as únicas ocasiões em que vejo alguns jogos. No entanto, o histerismo que referes é realmente despropositado, uma vez que parece tomar como garantido que somos um país tão avançado a todos os níveis que já se pode dar ao luxo de ter estádios caríssimos às moscas. Quando o Centro Cultural de Belém foi construído para receber a primeira presidência portuguesa da União Europeia, em 1992, muitas vozes se levantaram para criticar o despesismo. No entanto, e embora concordando em parte, o centro tem-se sabido manter vivo e dinâmico, provando que a sua utilidade se estende muito para além do objectivo inicial. Agora os estádios foram dinheiro deitado fora na sua quase totalidade... Há que mudar de políticas de fundo e não olhar a clientelismos, se queremos que o país realmente progrida!

ARISTIDES DUARTE disse...

É isso que eu quero...
Críticas ao meu post.
Polémicas é que é preciso e não este unanimismo português tão típico.
No entanto fico contente por não ser só eu a pensar da mesma maneira..

Pedro Luís Silva disse...

Só gosta de fardas mulheres e paneleiros! Defendo a república portuguesa todos os dias de manhã quando ligo o autoclismo...

ARISTIDES DUARTE disse...

Para o Pedro Luís Silva:
1- Não se escreve só gosta, mas só gostam
2- Não percebi aquela do autoclismo, mas tudo bem
3- Eu tive que ir obrigado à tropa, não fui porque quis, mas defendo o Serviço Militar Obrigatório

Anónimo disse...

Não compreendo o que é que tem o amor pelo País a ver com o serviço militar obrigatório. Eu gosto do meu País e se fosse mandado matar pessoas para uma guerra com que não concordasse provavelmente fugia deste País. É contra os meus princípios e não me sentiria menos Português por isso.
O amor ao País pode ser demonstrado de muitas e diversas maneiras, seja apoiando a nossa cultura, trabalhando para termos um País melhor e por aí fora. E não vejo mal nenhum na historia da bandeira à janela. Acho até que criou um sentimento de união raro entre nós como eu nunca tinha sentido.

O futebol é para muita gente uma paixão como tantas outras, e é talvez por ser uma paixão que proporciona discussões acaloradas tanto entre amigos como entre pessoas que não se conhecem de lado nenhum. Infelizmente a qualidade dos nossos políticos (e não só) não leva a que as pessoas se apaixonem pela política da mesma forma que se apaixonam pelo futebol.

Acima de tudo acho óptimo termos opiniões diferentes.

Abraço e obrigado pela magnífica contribuição que diariamente dá para esta paixão comum que é a música portuguesa!

jazzetome disse...

Caro Aristides,
De facto o futebol é o verdadeiro opio do povo.
O que se passa no futebol é o espelho do país.
O sistema existe e não é só no futebol pois existe uma realidade de fachada para inglês ver e depois temos a realidade cruel do chamado país real.
Foi imoral o dinheiro que se gastou em estádios e noutras loucuras.
Alguém ouviu a opinião dos contribuintes e eleitores ?
E já temos o Euro sub 21 aí outra vez !!!!
Felizmente que em 2004 a Grécia mostrou-nos o quanto estavamos errados e hipnotizados pela histeria colectiva (não sou anti-patriota) mas gosto de actividades produtivas como a musica.
Mas não te esqueças Aristides que também tivemos o nosso "DECO" (Mr Very Nice - Fernando Girão) na musica Portuguesa.
Quanto à questão da Tropa faço minhas as palavras dos Street Kids em 1982 no lado B do famoso e saudoso single verde (com o lado A "Propaganda").
Claro que não fui objector de consciencia mas também não deixei que o serviço militar me estragasse a vida.
Voltemos à musica pois foi graças ao esforço e empenho do Aristides que pude recordar essas musicas perdidas nas estrias do vinil.
Gosto muito de musica Portuguesa principalmente a que foi feita nos anos 80, cuja saudade me levou a "participar com posts" neste magnifico blogue.
... e quanto ao futebol depois de ver resultado do jogo: "Apito vs. Dourado" já não digo mais nada.
Entretanto já se fala em tirar o 14º mês e o subsidio de férias aos reformados...
Mais palavras para quê...?
Felicidades e força para o blogue

ARISTIDES DUARTE disse...

Quem é DECO? A Associação de Defesa do Consumidor?
Se o futebol é uma paixão, porque é que sendo a música outra paixão (no meu caso é) não provoca tanta celeuma como o futebol?
Só falei na tropa para dar um exemplo do "patriotismo" dos que põem as bandeiras nas varandas.
Eu também não quero nada com armas (nem vê-las...)
Mas conheço gente que nunca ligou a Portugal, em nada, e tem um "orgulho" enorme na bandeira para o Europeu ou Mundial.
Para quem vive aqui ao lado de Espanha, como é o meu caso é só ouvi-los(aos portugueses) a dizer mal de Portugal todo o ano e quando é do futebol é só Portugal, Portugal, Portugal...
Haja um espanhol que se aproxime aqui nesses dias..
Nos outros dias do ano é só ouvir música espanhola (por exemplo)...

É verdade que o ópio do povo , neste momento, é o futebol.

jazzetome disse...

Caro Aristides,
A alusão ao Deco (jogador do Barcelona) foi apenas para demonstrar que se um cidadão Brasileiro quiser ser Portugues e sentir a Bandeira e o país não o podemos rejeitar e tomar a parte pelo todo. Por Ex. o Fernando Girão tem em LP de fados que eu gosto bastante.
Concordo plenamente contigo numa coisa o futebol é um mau exemplo de nacionalismo.
Por sua vez, a musica não provoca celeuma porque está pelas "Ruas da Amargura".
Mas, no entanto essa discussão devia estar na ordem do dia pois, a Lei sobre a quota minima de musica Portuguesa nas rádios vem fazer uma ultima tentativa para salvar alguma coisa (claro que não vai dar em nada !!! como sempre).
A discussão publica da questão passou quase despercebida.
Se quiseres vê os meus posts (no Blogue zazzetome) sobre o debate que ocorreu no Porto no inicio deste mês.
Um abraço
J. Tomé

jazzetome disse...

O nome do blogue é mais exactamente:jazzetome.blogspot.com
e não zazzetome

Pedro Luís Silva disse...

Foi um erro ortográfico... Acontece! Mas ainda bem que o facto de me corrigires te faz feliz. A do autoclismo é fácil demais... O teu terceiro ponto: a partir do momento em que dizes que és a favor do serviço militar obrigatório logo não foste obrigado a ir, porque suponho que ias de qualquer forma...
Já agora... Claro que ninguém pôe bandeiras pelos Madredeus nas janelas quando eles tocam no estrangeiro, porque eles também não tocam vestidos de verde e vermelho. Eles não estão a representar Portugal! Eles estão lá por eles próprios e não pela nação! Enquanto a selecção está ali (supostamente...) pelo povo, pela nação! E há que separar os conceitos de nação (a identidade de um povo) de República Portuguesa. Porque de facto o exército defende a República e o sistema burocrático e corrupto dos seus líderes, mais nada!
Se tiver mais algum erro diz...

Uma coisa à parte desta discussão: Porque não, fazeres uns posts sobre os Mata-Ratos?

Hasta

Carlos Vilafanha disse...

Será que o Pedro Luis Silva acredita que os jogadores estão lá só para defender as cores do país? Será que acredita que eles estão lá por amor à camisola? Talvez não se lembre da vegonha que foi no México por causa dos patrocínios e dos prémios de jogo? Talvez não se lembre da Coreia?
É por amor à camisola que eles têm prémios de jogo superiores ao nossos ordenados de um ano.
Se não lhes dessem esses prémios queria ver quem é que lá ia.

ARISTIDES DUARTE disse...

Para o Pedro Luís Silva:
Ainda há ingénuos em Portugal. o Carlos Vilafanha tem razão no seu último "comment". Mas parece-me que isso ( a ingenuidade) passa com a idade...
Vários pontos:
1) sou professor primário, portanto tenho obrigação de corrigir erros ortográficos. É defeito de fabrico, isso não leves a mal. Nem foi mesmo com essa intenção.

2) a seleccção não está a representar Portugal, mas uma entidade que lhe paga e se chama Federação Portuguesa de Futebol. O emblema que os homens do pontapé na bola usam é o da FPF e não de Portugal. Isto é preciso que se diga, porque estou farto que confundam Portugal ( o meu país) com a FPF.

3) não, defender o serviço militar obrigatório não quer dizer que eu fosse como voluntário para a tropa. Nunca iria. defendo-o para todos. Só encontrei um camarada ( é assim que se chamam os militares uns aos outros)sincero na tropa que me disse que estava lá porque o pai quis. É verdade, o pai era importante e rico. Eu sei quem era... Fui obrigado, mas a lei que existia era essa.Agora é que há grandes "patriotas" que vão defender a Pátria para o Afeganistão ou Kosovo. Mas vão porquê? Porque são grandes amigos de Portugal? Não, pelo dinheirinho... No meu tempo os homens eram "constritos", obrigados a ir. O que eu disse é que alguns que agora põem a bandeira na janela usaram estratagemas (como dizerem que eram Testemunhas de Jeová, quando eram grandes catolicões), para se safarem da tropa. Eu nunca faria isso...

3) corrupção no futebol nunca existiu.. Como todos nós sabemos. Isso é só para os políticos. A malta da bola é tudo gente muito, muito séria... Sabemos disso

4) gosto de política (luta política). Acho que é uma coisa que faz muita falta ao país. Atenção: estou a falar de luta política, não de ataques pessoais ou de politiquice.

5) não dou crédito a nada do possa dizer o Sr. Scolari ou outros do mesmo género. Outra questão: porque será que se fala que não pode haver dirigentes políticos ou sindicais muitos anos seguidos no "poleiro" e o Sr. Madaíl já está lá há anos e anos?... Alguém explica?

6) infelizmente não conheço Mata Ratos. Falo no nome deles no livro, mas não conheço nada deles. Nunca ouvi um disco deles.

ARISTIDES DUARTE disse...

Outra coisa que me esqueci: Gostava de ver-te então a cantar o Hino Nacional , num estádio, naquela parte que diz: às armas, às armas, pela pátria lutar, contra os canhõs, marchar, marchar...

Anónimo disse...

quem fala assim nao e gago
para a frente
contra os mexilhoes, marchar marchar

Cristina Tomé disse...

Aristides, tens aqui mais uma que concorda com o teu manifesto. Eu também não tenho bandeira pendurada na janela e não faço questão de a pôr. Espero que Portugal faça boa figura no Mundial, mas não entro em histerismos. Aliás, cada vez mais me desiludo com este país. Uns vão ficando mais ricos e outros mais pobres e não existe uma balança para equlibrar as duas partes e o mundo do futebol pertence sem dúvida alguma à parte mais rica. é de bradar aos céus constatar o quanto os jogadores ganham só por chutarem à bola, especialmente as "estrelas". Imaginem o que não devem estar a passar os jogadores do Vitória de Setúbal que já não recebem à uma data de tempo e mesmo assim conseguiram arranjar forças para cjegar à final da Taça de Portugal,pela 2ª vez consecutiva!!! Pelo menos, os jogadores pequenos esforçam-se...o problema é que neste país só se dá importãncia aos que são estrelas e não aos pequenos. Os pequenos não servem para nada a não ser para ajudar a encher os bolsos dos grandes. Em vez de apostar na música, apostam em coisas como o futebol, que realmente não vale a pena. Mas é o pequeno país que temos...pequeno em tamanho e mentalidade.

ARISTIDES DUARTE disse...

COMUNICACÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA SER

CIRCULADA POR ESPOSAS, NAMORADAS, NOIVAS, MÃES, IRMÃS,

FILHAS (PARA TODAS AS MULHERES EM GERAL). ESTAS REGRAS

DEVERÃO SER COMUNICADAS ANTES DO CAMPEONATO DO MUNDO

JUNHO / JULHO 2006



LISTA DE REGRAS


1. Do dia 9/6 até dia 9/7 2006 , devem ler a secção desportiva dos jornais ,para se informarem do que se passa, caso contrario não poderão juntar-se às conversas. Caso não o façam, serão olhadas de uma forma negativa ou até mesmo completamente Ignoradas.

NÃO SE QUEIXEM se não receberem qualquer tipo de atenção.


2. Durante o CAMPEONATO, a televisão é nossa, 24 horas , sem qualquer excepção .

Se olharem mesmo de relance para o Comando da TV , correm o risco de perder …. 1 olho.


3. Passar em frente à TV durante um jogo é permitido, desde que seja a rastejar pelo chão, sem causarem distracções. Caso pensem em se colocar nuas em frente à TV, seria melhor vestir qualquer coisa, pois caso apanhem uma constipação,

Não teremos tempo de as levar ao médico durante este período.


4. Durante os jogos, seremos cegos surdos e mudos, com excepção de vos pedirmos para nos chegarem uma cerveja fresca ou Qualquer coisa para comer. Não pensem sequer que vos vamos ouvir, nem peçam para abrir a porta, atender o telefone o Ir buscar o bebé que caiu do berço. Isso não vai acontecer.


5. Seria uma boa ideia vocês guardarem 1 ou 2 dúzias de bjecas bem frescas e em permanência e sempre qualquer coisa para petiscar, e também uma cara sempre bem disposta para os amigos que venham lá a casa ver os jogos.

Em troca, poderão usar a TV entre a Meia noite e as 6 da manha , com a excepção de retransmitirem algum jogo durante esse período.


6. POR FAVOR, caso nos vejam de trombas porque a selecção está a perder (Improvável) NUNCA digam, “deixa lá, ganham para a próxima”. Correm sérios riscos. Palavras de encorajamento nesta altura são contraproducentes,


7. São sempre bem vindas para se sentarem ao nosso lado durante UM jogo e para falarem connosco durante os intervalos, mas apensas durante os anúncios e apenas se o resultado nos agradar. Atenção que dissemos UM jogo e assim sendo não usem a desculpa do Campeonato, para passarmos algum tempo de qualidade juntos .


8. Ao contrario do que julgam, as repetições dos golos SÃO muito importantes. Não interessa se os vimos ou não vimos. Queremos vê-los outra vez e de preferência muitas vezes.


9. Seria de toda a conveniência as Amigas não terem filhos durante este tempo ou não agendarem qualquer evento social Durante este período, porque :

A ) não poderemos ir

B ) Não iremos e

C ) não vamos .

MAS caso o marido dessa amiga nos convide a ir assistir um jogo lá em casa, é como se já lá estivéssemos.





10. As reportagens, debates e entrevistas durante o Campeonato,

são tão importantes como o jogo em si. Não pensem sequer em dizer “ já não viste esta po### , porque não mudas de canal para vermos qualquer coisa Todos juntos ?” . A resposta será: Por favor ver a regra numero 2 desta lista.


11. Por favor guardem a frase “ Graças a Deus o campeonato só é de 4 em 4 anos “ . Somos imunes a este tipo de pressões. Não se esqueçam que temos o Campeonato Nacional, a Taça, a liga dos campeões, a UEFA , o Chelsea do Mourinho , A Liga Espanhola , a Italiana , etc…


12. Será oportunamente comunicado se estas regras serão aplicáveis a outras competições e modalidades


Antecipadamente gratos pela vossa colaboração .


Com os melhores cumprimentos


Homens de Portugal

Paulo Martins disse...

Viva!
Sendo acérrimo amante e paixonado da música (não só a portuguesa - e não me refiro aqui ao hino nacional), fiquei contente quando me deram o endereço do teu blog. ando há procura de vários discos e sei que muitos deles só verei quando a vaca tossir, mas pelo menos posso saber que eles existem, através deste blog.
Outra coisa: falas num livro que editaste!? Queria adquiri-lo, se tal for possível!!!! Diz-me algo a esse respeito, por favor!
No que concerne a treta do foot-ball, os romanops já diziam "panem et circens" (pão e circo) e já que nos roubam no pão todos os dias, mais circo nos dão, pois é necessário distrair a população do que realmente interessa.
Quanto aos políticos portugueses, só temos os que merecemos! Do Bloco de Esquerda (como é que alguém pode defender a política de um assassino como foi Trotsky?) aos populistas do CDS-PP (só mesmo para quem é rico!), passando pelos novos Regeneradores e Históricos do Rotativismo à moda do Século XX que são o PS o PPD/PSD, tachistas, oportunistas e, pior que isso (ou consequência de tal), Maçons (maus são?), que defendem, única e simplesmente, interesses alheios aos Portugueses, e não esquecendo os Estalinistas reciclados do PCP/PEV, merecemo-los, de facto, pois as pessoas votam neles e acreditam na treta deles, quando basta uma espreitadela ao Canal da AR para ver como eles gozam com a nossa cara! Puseram-nos lá, aturem-nos! O pior é que os outros também pagam por isso!
Bem, mas a música é o que interessa e importa!
Talvez estejas interessado em visitar o meu blog: http://wimaranes.blogspot.com, onde encontrarás algumas referências a bandas portuguesas e, em breve, mais ainda (críticas e entrevistas a Phantom Vision, Mikroben Krieg, etc.).
Possuo algumas demos e discos portugas e talvez possamos fazer algumas trocas...
Um abraço e parabéns pelo teu blog!

ARISTIDES DUARTE disse...

Olá
Sobre o meu livro eu posso enviar isso à cobrança, com dedicatória.
Manda email para akapunkrural@gmail.com
Custa 13 euros + portes de correio. Para isso necessito do teu nome e morada.
Obrigado

Aristides

ARISTIDES DUARTE disse...

Pois é, ó Paulo Rodrigues. A liberdade de gostares do teu clube é igual à minha de não gostar de bola. Tanto me faz que ganhem dinheiro ou não, simplesmente não gosto de bola, percebes?
Não é obrigatório gostar ou já é?
É que não sei se o pessoal começa ou não a perceber que não é?
Está na Constituição que é obrigatório gostar de bola?
Não está... então... só gosta quem quer
E seja selecção ou seja o que for, quem não gosta está no seu direito

Anónimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

Anónimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

Anónimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»