11 abril 2006

MEMÓRIAS DO ROCK PORTUGUÊS- O LIVRO (Críticas)

Agradecia a todo o pessoal que já tem o meu livro (adquirido à cobrança ou por outra forma) o favor de colocar nos "comments" as suas primeiras impressões.
É importante para mim o feedback.
Obrigado

26 comentários:

Anónimo disse...

Recebi hoje o livro por correio o Livro "Memórias do Rock Português". Obviamente ainda não tive tempo de ler todo, mas estivea dar uma vista d'olhos e li os artigos das bandas que ainda hoje ouço. Está formidável!!! Acho que num futuro próximo deveria de fazer uma espécie de "Volume 2". Parabéns!!!

ARISTIDES DUARTE disse...

DANIEL BACELAR (um dos pioneiros do Rock português dos anos 60) enviou-me e-mail com o seguinte texto:

Caro Aristides
Só uma pequena nota para informar que o livro chegou,mas ainda não tive oportunidade de me debruçar sobre ele.
De qualquer maneira o aspecto gráfico é muito bom e bem documentado,sobre o resto, logo que o leia,darei a minha opinião.

Muito obrigado,e até breve

Daniel Bacelar

Anónimo disse...

Bem...estive há pouco a "devorar" o livro com a pressa de chegar ao fim do mesmo...tal a ansiedade de ver o que continha...
Pareceu-me muito completo...conciso...directo.

A abordagem e os modos de relatar "vidas" e acontecimentos de respectivos grupos/intérpretes levam-nos...por vezes...a navegar no tempo (e eu que nasci só em 1981)...
Brevemente irei absorver todo o seu conteúdo...palavra a palavra...imagem a imagem...

Obrigado Aristides...!!!
Viva o Rock Português!!!

PS: como diz o António Pissara no Posfácio: "...aguardamos a tua próxima investida pois aí ainda há muito que contar".

Anónimo disse...

Queria aqui dar novamente os meus parabens ao autor pela qualidade e bom gosto com que o livro foi feito.
Eu por minha parte vou divulgá-lo junto dos meus amigos, ja esta a informação no nosso blog, e era bom que todos os envolvidos, citados, colaboradores, com os seus conheçimentos pudessem de alguma maneira fazer chegar esta preciosidade a entidades, que possam dar mais projecção/divulgação, a este documento de uma boa parte da historia do rock português!
Obrigado mais uma vez e nome da banda Alcoolémia.
Manelito

Anónimo disse...

comecei a pouco tempo a ler o livro e ao pouco que li penso estar tudo muito completo, quando tiver acabado de ler postarei novamente aqui pois de certeza que irei ter algo bom mais para dizer, isto para mim tem muita coisa nova para aprender, obrigado Aristides, continue com força e esperamos que se lance um 2º livre do nosso ROCK!

cumprimentos,
Rui Maurício

Anónimo disse...

Caro Aristides, perdi o seu contacto e o seu mail, porque mudei de emprego. Sou o rapaz do porto que me enviou os cd da go graal.
Está recordado?
Ao ver a noticia no jornal de noticias é que vim ter aqui ao blog.
Gostaria de saber como poderei adquirir o livro.
Um Abraço

ARISTIDES DUARTE disse...

O meu e-mail é akapunkrural@gmail.com
Contacta-me para explicações, OK?

Anónimo disse...

Acabei de receber o livro 'Memórias do rock Português', estou impressionado e sobretudo tocado, pois ele abarca digamos que a minha vida em termos musicais. Como amante do rock progressivo, fico também deveras satisfeito com a profusão de bandas constantes e na qualidade das biografias apresentadas. Vou ter com que me entreter neste fim de semana prolongado da Páscoa. Abraço

Anónimo disse...

Amigo:

Gostava de poder ter o teu livro.
Se poderes envia à cobrança para:

Nuno Ávila
R. Dr. José Alberto dos Reis, nº5, R/C
3000 - 232 Coimbra

santosdacaa@ruc.pt

Anónimo disse...

Caro Aristides
Pela manhã, logo bem cedo, dirigi-me á estação dos correios para levantar um livro que ansiava ver fisicamente há já uns tempos.De facto, todo este teu trabalho magnifico que se vem traduzindo,para nós, os que estamos mais distantes fisicamente, por este teu blog, vinha merecendo a sua passagem para o papel, essa matéria que, por muito que nos queiram desmaterializar, continua a ser o meio de transmissão de informação que mais gozo dá utilizar para sabermos mais. Quando retirei o livro do envelope,senti estar perante uma obra que me permiti trazer para o presente sensações que sentia há mais de vinte anos. Aquele nervosismo quando colocavamos o vynil mais recentemente adquirido no prato. Depois era fechar os olhos e absorver todas aquelas novidades que muitos dos artistas portugueses nos apresentaram e cuja formação de ouvinte e amante de música ajudaram a cimentar.
O teu livro e, não deixando de realçar, o teu blog, é uma obra que reune, muito e muito bem, toda a história deste genero de música feita cá no burgo.
Parabéns e fico à espera de mais pois estás como aquele artista que faz um primeiro disco fantástico... as expectativas são altas.
Ângelo Miguel Fernandes

jazzetome disse...

Caro Aristides,
O livro ainda não chegou ás minhas mãos.
No entanto, não resisto a transcrever a noticia do D.N. do dia do lançamento do livro:

'Memórias do Rock Português' um novo livro

As "Memórias do Rock Português" é o título de um novo livro da autoria de Aristides Duarte e que ontem foi lançado no Sabugal. Ao longo de quase duas centenas de páginas, o livro conta grande parte da história das origens do rock em Portugal, começando na década de 60 e prolongando-se até aos dias de hoje.

Uma das qualidades da obra de Aristides Duarte passa pela compilação de biografias, fotos e imagens de capas de discos de muitas bandas que estão quase esquecidas pela memória colectiva. São, ao todo, 52 biografias, organizadas por ordem alfabética.

"A partir dos finais dos anos 70, fui guardando quase tudo o que encontrava", disse o autor ao JN. O lançamento desta obra "não teve grandes dificuldades", afirmou. Isto porque o Aristides Duarte optou por "avançar sozinho com edição de autor", uma vez que "se contactasse as editoras, tarde ou nunca o livro veria a luz do dia". Na sua óptica, "a maior dificuldade, neste momento, é a distribuição".

Hoje, aos 46 anos, Aristides não perdeu o gosto por uma boa guitarra e um pedal de distorção "Tenho 46 anos e continuo a deslocar-me a concertos rock", confessou.

O autor, de 46 anos, é professor do ensino básico mas colabora regularmente, e já há vários anos, no semanário "Nova Guarda", especializando-se em biografias de bandas de rock na sua já famosa coluna "Em nome das folias". No último ano, tem-se dedicado, também, ao seu blog http// rockemportugal.blogspot.com e é conhecido no meio musical como "o Punk Rural".

Anónimo disse...

Caro Amigo João , cá recebi o livro que fizeste o favor de me enviar , desde já o meu obrigado, vai ser a minha leitura de fim de semana.
Um abraço e de novo o meu obrigado


Luis Lourenço (dos CESÁRIO ESMIFROAÇO & CAOS APARENTE)

Rui Martins disse...

Aristides

Já li o livro todo e sabe a pouco, a muito pouco. Espero sinceramente que a tua obra se transforme em vários volumes, com muitas mais biografias, fotos e mantendo o mesmo nivel de qualidade e informação. Que esta tua obra prima tenha a continuidade desejada.

Abraço Rui "slayer maniac" Martins

Anónimo disse...

Amigo Aristides

O seu livro ficará para a história do Rock feito em Portugal. É uma obra decisiva para qualquer melómano que se dedique a estudar o último quarto do séc XX em relação à música que se fez em Portugal. Continue com a mesma força e a mesma dedicação e por favor... edite um segundo livro.

Bem Haja

Fernando
(ex Lunaparque)

Carlos Vilafanha disse...

Um livro muito bom mas que coloca um "problema" ao seu autor: é obrigatório um segundo volume deste livro. Eu que por questões profissionais vivi intensamente o Rock Português, principalmente nos anos 80, acho este livro muito importante para as gerações de hoje. Pela parte que me toca, fez-me recuar no tempo e foi muito bom. Na minha modesta opinião é um livro obrigatório para quem gosta de música portuguesa. Parabéns por esta bela obra. Espero, muito sinceramente, que obtenha o sucesso que merece. Parabéns Aristides.

jazzetome disse...

Caro Aristides,
O teu livro é o verdadeiro manual do Rock Portugues (até pelo tamanho).
Acho que num 2º Volume podias desenvolver uma analise sobre o boom (fenomeno 80-82) e as causas do fim da maior parte das bandas. Numa nova secção de biografias podias falar nas bandas e musicos menos conhecidos do grande publico.
Era bastante útil ter uma ideia de quantos discos foram editados nesses anos gloriosos.
Podias também fazer uma secção dos melhores discos com votação previa no blogue para depois incluir no 2º Volume ou numa 2ª edição (revista e aumentada).
Isto não são criticas, pelo contrário são incentivos para a edição de outro volume.
Vai informando da evolução das vendas pois tenho a certeza que a 1ª edição vai esgotar.
1 abraço
J. Tome

Anónimo disse...

Já tenho o livro. Vou lê-lo com a maior avidez. Será certamente uma viagem às memórias e saudades do passado, dessa maravilhosa época que nós vivemos.



Obrigado e um grande abraço.



Alírio Camposana

Anónimo disse...

Boa noite e parabêns, fui levantar o livro hoje e estou a começar a lêr. Para já a apontar uma pequena gralha, perfeitamente corrigida numa 2ª edição, pág.22 linha 2 grupo aranha, repete na linha 3. Obrigado pela dedicatória unica penso eu, quando dizes ´´ Espero que este disco sirva para redescobrir a história da musica moderna portuguesa´´ LINDOOOO Disco ehehhe. De resto estou a começar a devorar o livro, a minha atitude é construtiva e não de ataque, pois estou a adorar, e como os restantes afirmo, vais têr um sério problema...esperamos pelo vol.2. Um abraço

Anónimo disse...

Amigo Aristides,

Já comecei a devorar o livro, pois a minha fome de Rock Português era tão grande...
Parabéns por esta obra de LUXO!!!
Já estou à espera do Volume 2...

Um Abraço
A. Fonseca

ARISTIDES DUARTE disse...

Enganei-me e escrevi Disco quando queria escrever livro na dedicatória...

Anónimo disse...

Aristides - os meus sinceros parabéns; o teu livro é um dos pouquíssimos testemunhos escritos (e, já agora, muito bem escrito - no equilíbrio perfeito entre informação e análise e lúdico ao mesmo tempo) a oferecer uma perspectiva sobre (algum do) o rock feito em Portugal ao longo dos tempos. Eu, que me julgava ser um conhecedor bastante razoável, já estou a descobrir muitas coisas de que não fazia a mínima ideia, assim como alguns discos que não fazia ideia que tinham sido editados... Espero uma segunda edição aumentada ou então um segundo volume!!!

Abraço,

Al

Anónimo disse...

Amigo Aristides,

O livro tem claramente duas vertentes, uma mais pessoal que envolve vivências, opiniões e gostos,que podem ou não ser compartilhados pelos leitores, mas que, de qualquer maneira, é a opinião de alguém que, essencialmente, muito conhece do tema sobre o qual se propôs escrever. -Pela minha parte digo-te que não conheço mais de metade das bandas.

Por outro lado, temos um relato muito pormenorizado de toda a cena musical rock, antes e após o "boom" em Portugal. Pela clareza e objectividade com que os temas são tratados, o livro pode muito bem ser considerado um compêndio sobre o rock português. Tanto a nível de bandas, como pessoas delas constituintes, como da cronologia dos acontecimentos, o livro é muito rico em pormenores.

Este livro tem também a particularidade de trazer aquele momento de nostalgia.
Foram bons tempos...
Este é de facto, a obra que me (nos) faltava na biblioteca.

Parabéns e obrigado, por este testemunho,
Toninho

Unknown disse...

Gostaria de saber se ainda é possível (onde e como) adquirir o primeiro volume deste livro.

Muito obrigado,

António

ARISTIDES DUARTE disse...

Caro ajcps:

O livro (1.º Volume) encontra-se esgotado nas suas 3 edições.
Só tenho o 2.º Volume.

André disse...

Boa tarde,

Ainda é possível comprar estes dois livros?

ARISTIDES DUARTE disse...

Sim... Envie um e-mail para akapunkrural@gmail.com