31 março 2005

BIOGRAFIA JAFUMEGA

O grupo Mini-Pop esteve na origem dos Jáfumega. Os Mini-Pop, quarteto de adolescentes onde pontificavam os irmãos Barreiros ( Mário, Eugénio e Pedro- mas nada a ver com o Quim), chegaram a fazer algum furor nos anos 70, em Portugal.
Oriundos do Porto, os Mini-Pop gravaram alguns discos de sucesso como " Era uma casa muito engraçada". Os músicos do grupo foram adquirindo formação musical na área do Jazz e decidiram dar corpo a um novo projecto musical que baptizaram com o nome de Jáfumega..
Para isso, ao núcleo dos irmãos Barreiros juntaram-se o saxofonista José Nogueira e o baterista Álvaro Marques, para além do cantor Luís Portugal.
Em 1980 editam o seu primeiro trabalho, totalmente cantado em inglês e , singelamente intitulado "Estamos Aí". Neste trabalho já é possível ver algumas das pistas que irão ser exploradas em futuros trabalhos da banda.
As vocalizações são repartidas entre a voz aguda de Luís Portugal e a voz grave de Eugénio Barreiros. O tema mais conhecido deste disco, gravado com poucos recursos e com uma prensagem deficiente , é " There You Are", que chegou a ter algum " airplay" no programa "Rock em Stock", de boa memória.
Em pleno Boom do Rock português o grupo decide cantar em português e obtém um estrondoso sucesso com o single " Dá-me Lume", que contém o reggae "Ribeira", no lado 2. Este tema, cujo refrão andava na boca de toda a gente ( " A ponte é uma passagem, p'rá outra margem...") , transforma os Jáfumega num dos grupos mais solicitados para concertos em todo o país. Não é por isso de estranhar que, em Janeiro de 1982, o grupo se apresente ao vivo na cidade da Guarda, onde proporcionou um espectáculo inesquecível, não só pela qualidade da sua música, mas porque Luís Portugal estava doente e não pode estar presente. Eugénio Barreiros substituiu-o nas vozes e ouvir a "Ribeira" na voz potente de Eugénio fica na memória.
Pouco tendo a ver com o Rock português os Jáfumega tinham no seu line up alguns dos melhores músicos portugueses, disso não havia dúvidas.
O regresso da banda dá-se com o LP " Jáfumega" que inclui "Latinamérica" e "Kashbah". Extremamente bem produzido e bem tocado, o álbum é muito bem recebido pela crítica e pelo público.
Em 1983 o grupo edita o seu último trabalho de título "Recados", subdividido em "Recados da Cidade" e "Recados do Campo". Temas como "Romaria" ou "La Dolce Vita" revelam-se sucessos na rádio, mas não trazem ao grupo grandes proveitos comerciais, pelo que a banda se dissolve em 1984.
Cada músico seguirá caminhos diferentes: Pedro Barreiros dedica-se ao Jazz , como baterista ; Nogueira junta-se a António Pinho Vargas, no seu Quinteto ; Mário toca com Rui Veloso e faz parte de uma formação dos Bandemónio de Pedro Abrunhosa, antes de seguir uma carreira como produtor de sucesso. De Eugénio Barreiros e Álvaro Marques nunca mais se ouviu falar. Luís Portugal tem prosseguido numa carreira a solo, com altos e baixos.
Recordados com grande saudade por todos aqueles que os viram e os ouviram, os Jáfumega, dignos representantes da boa música portuguesa , são hoje colocados na galeria dos clássicos...

2 comentários:

Paulo Silva disse...

Realmente são um clássico. Infelizmente só tenho a colectanea com os temas em Português. Gosto muito da música "Nó Cego".

xuslik disse...

boas, não pude deixar de reparar...

Pedro Barreiros proseguiu uma carreira no jazz, sim, mas como contrabaixista.. e proseguiu tb com josé nogueira no quinteto do Pinho vargas...

O mário é que seguiu a carreira de Baterista e Guitarra. Aliás o ultimo projecto, o sexteto, ta do caraças.

abraço,
xuslik