23 agosto 2011

oLUDO (continuação)

oLUDO
Single “Fica não te vás daqui”


"Fica não te vás daqui" é a canção de apresentação do novo disco de oLUDO - ALMIRANTE.
Esta primeira estória do ALMIRANTE, realizada por Pedro Pinto e filmada no Palácio de Estoi, remete-nos para Portugal nos anos 30, os antigos saraus e matinés, indumentária pomposa e aparência sempre impecável (para que não houvesse dúvidas da sua importância social). Os amores de outros tempos, onde o olhar tinha uma força secreta, que nos fazia levitar de paixão sem pensar na terrível consequência de um beijo.

A produção de Pedro Pinto e oLUDO conta ainda com Leandro Ferrão e Maria João Gonçalves na direcção fotográfica e direcção artística de Margarida Lino. Os actores da ACTA, Tânia Silva, Rui Cabrita e Pedro Monteiro, dão vida ás personagens trabalhadas por Lena e Roberto Coronado (Maquilhagem e Cabeleireiro respectivamente), bem como os figurantes Ana Filipa Antunes, Filipe Fernando Brazão, Margarida Pedro Machado, Cátia Daniela, Carlos Maria, Ana Cristina, António Gambóias e Eunice Figueira.

ALMIRANTE é a personagem que ilustra o primeiro e tão aguardado álbum de oLUDO. Um ser de face e feições ocultas mas, ao mesmo tempo, familiar. Lembra-nos a presença e o respeito pelo mar, sempre marcados na alma Portuguesa. É, contudo, uma figura simples e marcante para quem o ouve. Não são estórias de mar. São melodias de vida, aventuras, amizades, amores perdidos e vividos... Esta personagem do Almirante é transparente para quem o quer ver e é uma sombra para quem não o conhece. Mas está sempre presente.

Nesta viagem oLUDO é o Almirante. Bem-vindos a bordo!


oLUDO

oLUDO
“Almirante”


A primeira reunião de oLUDO surgiu em Agosto de 2005 quando Davide Anjos (Voz e Guitarra), juntamente com Nuno Campos (Piano e Teclas), ambos ex integrantes dos Jamaniacs, decidiram criar um projecto com uma sonoridade diferente, livre de fórmulas e aberto a todo o tipo de sonoridades e, principalmente, cantado em português. A estes se juntaram Paulo Ferreirim (Baixo, ex- Garfields) e João Baptista (Guitarra) que, rapidamente, descobriram entre si uma cumplicidade muito grande e muitas ideias apareceram logo nos primeiros ensaios que deram assim forma aos primeiros temas. Para completar a equipa, chamam Manuel Ramires (Bateria) para integrar o projecto.

Após 9 meses de “laboratório”, participam em Abril de 2006 no MAIS Música 2006, concurso de bandas organizado pela Câmara Municipal de Loulé onde conseguem o 2º lugar e vencem ainda na categoria de melhor versão com um tema de uma música de Adriana Calcanhoto – O Outro. Com o prémio começam as experiências em estúdio e os primeiros registos de “Nascituro” começam a ganhar forma. Surge então, em 2007, a ideia de lançar o primeiro trabalho discográfico.

Após um intenso trabalho de pré-produção com o produtor Luis Guerreiro, preparam um lote de 6 temas que demonstram com clareza a criação da sonoridade pretendida pela banda. Temas fortes que pretendem simplesmente conquistar o ouvido de quem se der ao prazer de parar para os escutar. E assim apresentado o EP “NASCITURO” (edição de autor) em 2009. Neste mesmo ano, Filipe Cabeçadas substitui Manuel Ramires na bateria e começam novos trabalhos a surgir.

São convidados por Henrique Amaro para gravar "MIL TENTAÇÕES" em 2010, através da plataforma Optimus Discos e em 2011, entre a produção do álbum, gravam as sessões 3 Pistas Antena3.

Almirante é a personagem que ilustra o primeiro e tão aguardado álbum de oLUDO. Um ser, de face e feições ocultas mas, ao mesmo tempo, familiar. Lembra-nos a presença e o respeito pelo mar, sempre marcados na alma Portuguesa. É contudo, uma figura simples e marcante para quem o ouve. Não são estórias de mar. São melodias de vida, aventuras, amizades, amores perdidos e vividos... Esta personagem do Almirante é transparente para quem o quer ver e é uma sombra para quem não o conhece. Mas está sempre presente.

Nesta viagem oLUDO é o Almirante. Bem vindos a bordo!