27 janeiro 2008

NOVA SONDAGEM JÁ DISPONÍVEL

Qual o melhor teclista de sempre do Rock português?

Uma foto dos DIAMANTES NEGROS, em 1968

Uma parte da contracapa do LP (com reedição em CD prevista para Fevereiro) "Onde, Quando, Como, Porquê..." do QUARTETO 1111

A contracapa do single dos PEACEMAKERS

A capa do single "Caixinha de Música" , dos PEACEMAKERS (1988)

O vinil do single "Festa" do CORPO DIPLOMÁTICO

RESULTADO DA SONDAGEM: Qual o melhor guitarrista de sempre do Rock português?

Filipe Mendes

14 (14%)

Manuel Cardoso

2 (2%)

Francis

3 (3%)

João Cabeleira

10 (10%)

Tony Moura

0 (0%)
João Allain

22 (23%)

Fernando Nascimento

1 (1%)

Rui Pipas

0 (0%)
Renato Gomes

32 (33%)

Zé Carrapa

1 (1%)

Luís Firmino

1 (1%)

Mário Barreiros

3 (3%)

Alexandre Soares

2 (2%)

Rui Veloso

10 (10%)

26 janeiro 2008

Notícia do jornal "Público" , de ontem- Os professorzecos , segundo a equipa do Ministério da Educação

Contestação à "arrogância" do Governo cresce no PS
a Para uns, foi a reunião "mais complicada" dos últimos tempos; para outros, apenas uma reunião "viva e participada", como "é timbre do PS". Certo é que no grupo parlamentar socialista ouviram-se ontem fortes críticas à actuação do Governo, ou pelo menos de alguns sectores do executivo.
A crítica é recorrente e prende-se com a acusação de falta de diálogo entre ministros e o grupo parlamentar sobre políticas difíceis e de grande impacto público. Mas ontem, subiu de tom, com os ministros da educação e da saúde a serem acusados de falta de espírito democrático e de arrogância pela forma como lidam com os deputados e os cidadãos.
Dois dos protagonistas foram Luís Fagundes Duarte e Teresa Portugal, ambos da comissão parlamentar de educação, que na véspera tinha reunido com a ministra Maria de Lurdes Rodrigues. A reunião prendia-se com a análise de dois decretos-leis que, como instrumento legislativo do Governo, não passaram pelo Parlamento: o da avaliação dos professores (publicado) e o da gestão das escolas (em discussão pública).
Os deputados quiseram, ainda assim, analisar os dois, na medida em que têm recebido muitas contribuições e queixas de cidadãos e professores. Mas a reunião não terá corrido bem e acabou com acusações mútuas: a equipa do ministério considerou que os deputados estavam a dar voz a "professorzecos", enquanto estes lembraram os governantes de que só estavam no Governo porque existia a maioria parlamentar.
O mal-estar transbordou para a reunião da bancada depois de um vice -presidente ter feito um reparo quanto ao elevado número de declarações de voto entre os socialistas na votação da lei eleitoral autárquica. E depois de Maria de Belém ter levantado a voz contra a falta de consideração do ministro Correia de Campos pelos parlamentares. Mas também se ouviram vozes apaziguadoras. E o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, acabou por ser elogiado como um bom exemplo de articulação entre o Governo e o grupo parlamentar.

ESTÁ QUASE A SAIR... EIS A CAPA

23 janeiro 2008

Compro discos de vinil

Compro os seguintes discos de vinil:


BOEING- Sem Cura

APOCALIPSIS- Acabem Com o Ruído

NOVO TESTAMENTO - single anos 80

ANÍBAL MIRANDA- Mini Saia

ANÍBAL MIRANDA- 7 In The Morning

MAU MAU- Xangai

XARHANGA- Acid Nigthmare

CONJUNTO PAUTA LIVRE- single dos anos 80

20 janeiro 2008

CONTRABANDO - Maquete

O cd-maquete dos CONTRABANDO é uma compilação de temas originais compostos
entre 2005-2007. Também contém as versões de "Coimbra" e "Tempo de Verão"
("Summertime"). Embora não reflicta ainda o que a banda pensa
alcançar na gravação do disco (a ter início em Fevereiro deste ano),
espelha bem o ambiente desejado: rock’n’roll e surf da lendária década
de 60, com brilho e romantismo da música portuguesa de outros tempos.
Este é conceito da banda.
CONTRABANDO é uma banda constituída por 6 rapazes do Porto, com idades compreendidas entre 27 e 32 anos. Tocam juntos há 3 anos.
A escutar com atenção...

19 janeiro 2008

Uma foto de DAVID FONSECA

Uma foto dos XUTOS & PONTAPÉS, no concerto a favor da independência de Timor-Leste, posteriormente editado em disco

A contracapa do single dos STICK

A capa do single "Olhos nos Olhos", dos STICK

A contracapa do single dos JÁFUMEGA

A capa do single "There You Are", dos JÁFUMEGA

O que pensa um aluno de 16 anos deste actual sistema de ensino português.. Este país!

Tenho 16 anos, frequento o 11º ano... Sempre fui um bom aluno, sempre tive boas notas. Tenho orgulho em dizer que obtive nível 5 em todas as disciplinas no 5º/6º/7º/8º e 9º ano tendo concluído este último com 93% no exame nacional de Português e 96% no exame nacional de Matemática. Fui distinguido pela minha escola por ter figurado no Quadro de Mérito nesses 5 anos. Fiz parte da selecção da minha escola...ganhamos uma edição do EquaMat... Nos últimos dois anos (10º e 11º), apesar de continuar a ter boas notas, nunca mais fui o mesmo. A escola passou a ser o último lugar na Terra onde eu quereria estar. Aulas de substituição, blocos de 90m e aulas de 165m, programas educativos ridículos e desapropriados, falta de condiçoes (hoje debati-me numa luta contras as centenas de formigas que tentavam «comer» o meu casaco na aulas - para além de ter de rasgar todas as aulas umas folhinhas do meu caderno para equilibrar a mesa...e o pior é que estes casos não são nem de longe os piores)... Apesar de poder parecer exagerado, não hesito em dizer que, no que diz respeito ao meu ensino e à minha escola, me sinto completamente deprimido. E como queriam que houvesse notícias nos jornais?!?!?!?! Esta estratégia de transformar o ensino português numa autêntica mocidade portuguesa está a resultar plenamente. Estão-nos a tirar a réstia de liberdade social que ainda existe e se José Socrates ganhar as eleições em 2009, não tardará a que sejamos obrigados a vestir fardas e a citar todas as manhas o Tratado Europeu. Para quem está a pensar que sou apenas um estudante frustrado, engana-se... Se disse o que disse é porque sei que não sou o único a senti-lo...talvez seja um dos únicos a dize-lo... "Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida."

Nuno Cardoso (16 anos), V.N. de Gaia

O Centro de emprego da Guarda tem para oferecer este curso. Alguém se quer inscrever? Parece que pagam bem depois de terminada a formação..Este país!

NOVA SONDAGEM JÁ DISPONÍVEL

Qual o melhor guitarrista de sempre do Rock português?

RESULTADO DA SONDAGEM: Qual a melhor capa de sempre do Rock português (álbuns)?

Quarteto 1111(Quarteto 1111)

2 (2%)

Discretamente (Very Nice)

3 (3%)

Mistérios e Maravilhas (Tantra)

7 (7%)

Danza (Arte & Ofício)

1 (1%)

Música Moderna (Corpo Diplomático)

7 (7%)

White Traficc (Go Graal Blues Band)

16 (18%)

Veneno (Peste & Sida)

4 (4%)

Mestre (Petrus Castrus)

3 (3%)

Roxigénio (Roxigénio)

0 (0%)
Ar de Rock (Rui Veloso)

0 (0%)
Cairo (Taxi)

9 (10%)

Noites Negras de Azul (UHF)

30 (34%)

Gritos Mudos (Xutos & Pontapés)

9 (10%)

Mão Morta Revisitada (Mão Morta)

5 (5%)

Sound In Light (Blasted Mechanism)

2 (2%)

18 janeiro 2008

MEMÓRIAS DO ROCK PORTUGUÊS- LIVRO

Após ter meditado muito no assunto resolvi fazer uma 3.ª Edição do livro, revista e actualizada. Face aos pedidos de exemplares do livro que continuam a fazer-me, não me resta outra solução.
Verificando que o novo tomo ainda terá de ser redigido e devido aos meus afazeres profissionais e ao facto de me encontrar a 125 Km da minha residência, só terei hipóteses de editar o novo tomo no início do Outono (provavelmente em Setembro ou Outubro).
Esta terceira edição será uma edição limitada a poucos exemplares.
No entanto haverá actualizações e revisões que não deixarão de ser feitas.
A capa do livro será, também, remodelada.
O novo tomo será, portanto, um livro completamente novo, onde já não constará nada do que se encontra no tomo precedente (livro actual).
Nele se incluirão biografias de bandas e a série de entrevistas já referidas em "posts" anteriores.
Espero não ter desiludido muitos visitantes do blog, mas não tenho outra alternativa.

11 janeiro 2008

NOVA SONDAGEM JÁ DISPONÍVEL

Qual a melhor capa de sempre do Rock português (álbuns)?

RESULTADO DA SONDAGEM: Qual o melhor baterista de sempre do Rock português?

Paulo de Carvalho

2 (1%)

Kalu

40 (24%)

Álvaro Azevedo

11 (6%)

Tóli César Machado

5 (3%)

Raul Barrigas dos Anjos

1 (0%)
Emanuel Ramalho

4 (2%)

Mário Guia

1 (0%)
Guilherme Scarpa Inês

5 (3%)

Zé da Cadela

6 (3%)

Tozé Almeida

7 (4%)

José Serra

1 (0%)
Zé Carvalho

74 (45%)

Mário Pereira

4 (2%)

João Seixas

1 (0%)
Luís San Payo

7 (4%)

06 janeiro 2008

MEMÓRIAS DO ROCK PORTUGUÊS- Novo Tomo

Após ter sido alertado pelo José Soares verifiquei que ele tinha razão. Pensei melhor e decidi que a nova edição do livro será "Memórias do Rock Português II Volume".
O que eu pretendo, agora, é fazer um novo volume, não penalizando quem já comprou a 1.ª e 2.ª edição do livro, uma vez que não valerá a pena estar a repetir o que já saiu nas edições precedentes.
Assim, o livro será composto por novas biografias (não contempladas nas edições anteriores) de bandas e artistas como DANIEL BACELAR, BAN, MATA RATOS, XEQUE MATE, QUINTETO ACADÉMICO, THILO's COMBO,ZECA DO ROCK, BRAMASSAJI, CLÃ,BLASTED MECHANISM etc.
No entanto , serão ainda publicadas algumas biografias de bandas que sairam nas edições precedentes, mas que , entretanto, necessitam de ser actualizadas, porque novos trabalhos foram editados ou porque necessitam de uma revisão mais profunda.
Seguem-se 21 entrevistas com bandas e artistas de Rock português, como ARTE & OFÍCIO, BLASTED MECHANISM,MIOSÓTIS,ANÍBAL MIRANDA, DANIEL BACELAR,PESTE & SIDA,MANIFESTO,PERSPECTIVA, AQUI D'EL ROCK, ANANGA-RANGA,KAMA-SUTRA, HOSANNA,GO GRAAL BLUES BAND,UHF, SATURNIA, QUINTA DO BILL, etc, realizadas a membros actuais ou a sobreviventes (no caso de bandas já extintas).
A capa do livro será, também , alterada e haverá espaço para a DISCOGRAFIA BÁSICA DO ROCK PORTUGUÊS, actualizada, bem como a BIBLIOGRAFIA (também actualizada).
Como sempre, o livro terá muitas ilustrações.
A parte inicial do livro, onde se conta a história do Rock português (desde os primórdios)não irá aparecer , neste novo volume, para não estar a repetir.
Penso que , deste modo, se consegue ter uma obra mais atractiva e não se prejudica quem já adquiriu as edições anteriores.
Não sei é quando isto poderá estar disponível, uma vez que disponho de pouco tempo e o facto de estar a trabalhar longe de casa prejudica.

A capa do "demo" com dois temas, da banda ARCHÉTYPO 120, de Guimarães

Um cartaz dos anos 60

Uma foto de RUI VELOSO

Uma foto dos TIMELESS, em 1993

Uma foto do THILO's COMBO

Uma foto dos POP FIVE MUSIC INCORPORATED (via blog Os Reis do Yé Yé)

Uma foto dos MAU MAU, a banda sucessora dos AQUI D'EL ROCK

Uma foto dos DIAMANTES NEGROS, banda dos anos 60